quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Os cabelos parecem choupais

Há uns dois anos, conheci, no caminho para a estação de comboio, de manhãzinha, uma menina de 10 anos. Sabia que tinha 10 anos, ou para lá caminhava, porque se dirigia para a escola secundária Alfredo dos Reis Silveira, que existe perto da minha casa, que tem alunos desde o 5.º ao 12.º ano.

A princípio, a menina usava dois totós. Resquícios da primária, pensei eu. Quando eu tinha a idade dela, melhor, desde os 6 aos 10, também usei totós. A minha mãe, e por extensão, toda a família, chamava-os de puxos. Eu tinha dois puxos, risco ao meio e sem franja.


Quando entrei para o 1.º ano do ciclo, ainda os usei uns tempos, depois, deixei-me deles, achava-os demasiado infantis e estava, de facto, a crescer. Passei a usar rabo-de-cavalo, mas chegava ao fim do dia com o cabelo desgrenhado e praticamente solto do elástico. Depois, usei bandolete. Tinha imensas, verdes, amarelas, castanhas, vermelhas.

A menina do início deste texto vi-a de novo há uns meses. Deixou de usar os totós, o cabelo estava solto. Ela, mais velha, estava no 6.º ano.

Agora, aproxima-se um novo ano lectivo. A jovenzinha terá, agora, 12 anos e vai entrar para o 7.º ano.

9 comentários:

  1. a menina da foto, além dos puxos, tem um sorriso muito bonito, franco, e divertido.

    ResponderEliminar
  2. já passaram 33 anos. sim, é verdade :)

    ResponderEliminar
  3. Que gira a foto!!! Tens um ar um bocado reguila que me agrada lol XD

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. reguila, sim. e tinha a mania de balançar-me nas pernas das cadeiras. caí tantas vezes para trás! :D
    bjs.

    ResponderEliminar
  5. Fui um grande fã da Pipi das Meias Altas que também usava puxos :)

    Muito gira a foto e um sorriso muito giro ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. não me lembro da pipi das meias altas, era demasiado pequena ou, mais certo, naquela altura não havia tv em casa da minha avó até aos meus 6 anos. nas férias víamos na casa dos vizinhos.
    bjs.

    ResponderEliminar
  7. Reguila mas com um sorriso bonito. Agora passaram 33 anos dizes tu, já não deves ter os mesmos totós (digo eu), mas as meninas daquela idade continuam a ter. E nesta altura é vê-las alegres a caminho da escola....

    Coincidências nos blogs!

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Esta menina é muito gira e tem um ar traquinas. :p

    Eras encantadora.
    Também fico nostálgico sempre que revejo fotografias dos meus tempos de criança. Jamais serei tão feliz.


    beijinhos :*

    ResponderEliminar
  9. tive momentos felizes, é verdade, mas não trocava o q tenho agora, apesar de tudo.
    bjs.

    ResponderEliminar