segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Leituras pela madrugada

Fui para a cama relativamente cedo, ainda não tinha acabado o 'câmara clara', dedicado ao riso, exposição gratuita patente no Museu da Electricidade. Parei na parte do riso e as manifestações do poder, mas simplesmente porque não gosto da PMP, tentei gostar, mas não me cai no goto, pronto. Resolvi ler na cama e continuei a ler pela noite adentro. São cada vez mais frequentes estas insónias, mas não estou muito preocupada, dado que tenho os sonos trocados e muitas vezes deito-me na cama à tarde e acabo por dormitar.

Acabei, por fim, o 'red mist' e comecei  a ler 'maligna', da Joanne Harris. É uma escritora que gosto muito, pelo que tenho todos os seus livros, embora os dois últimos ('sapatos de rebuçado' - a continuação de 'chocolate' e 'o rapaz de olhos azuis') não tenha apreciado por aí além, senti que faltava algo que me prendesse à história como os outros, um arrebatamento e o mistério que me envolvesse no enredo.

Estou a gostar deste livro, tinha-o comprado há meses, depois li o 1Q84 , 1 e 2, entretanto meterem-se outros pelo meio e 'maligna' foi ficando na estante. É o primeiro romance dela, publicado há vinte anos e tem laivos de gótico, o que me agrada imenso, desenrolando-se em Cambridge.

O volume 3 de 1Q84 também continua lá, no mesmo sítio onde o coloquei há mais de um mês. É de propósito. Sinto que, se começar a ler, perdem-se os laços que criei com Tengo e Aomame há tanto tempo e não quero isso. Se começar a folhear o livro e a ler as primeiras linhas da primeira página, esfuma-se tudo, as duas luas, o amor deles, aquele universo tão Murakami e não quero isso, não para já.

8 comentários:

  1. Ainda não me iniciei com o Murakami, mas ele está nos meus planos.
    Já a Joanne Harris e uma das muitas escritoras, todas do sexo feminino, evidentemente, que agradam a uma extensa faixa de leitoras, mas não têm grande aceitação no público masculino. Cheguei a essa conclusão após anos de colaboração com o Círculo de Leitores, que tem nestas escritoras um dos seus grandes trunfos e eu via no universo dos meus clientes, a imensa aceitação que estes livros tinham, mas só mesmo das leitoras; são livros, penso eu, pois nunca li nenhum, bem escritos, com uma suficiente dose de suspense tipo romance policial. Não confundir com outro tipo de livros adorado pelo público feminino, de que o expoente máximo é a Danielle Steele, seguramente a autora que mais vende em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. nunca li nada da DS. é uma pena que JH seja sobretudo apreciada pelas muheres, porque ela escreve mesmo muito bem. a praia roubada, ou cinco quartos de laranja são extraordinários. talvez a explicação seja porque as grandes e fortes personagens, vilãs ou não, são femininas.
    mas estes não os comprei no CL, a colecção do Torga sim, e outros de capa rija.
    tens que entrar no Murakami. posso emprestar-te os meus :)
    bjs.

    ResponderEliminar
  3. (UI; ainda não conheço... Mas vou anotar.)

    ResponderEliminar
  4. lê-se bem, nesta fase, a JH queria ser uma Anne Rice :D

    ResponderEliminar
  5. Quando for ao Corte Inglés, darei uma vista de olhos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. é, lê-se bem, cemitérios, gótico e vampiros, muito 'entrevista com um vampiro'...
    diferente dos outros livros dela (outra noite de insónia, já li metade).
    bjs.

    ResponderEliminar
  7. Felizmente ainda não sou perturbado por insónias, talvez porque fique a estudar até tarde.

    As minhas leituras, actualmente, estão muito condicionadas aos tomos volumosos da faculdade, pese embora a mãe seja assinante há anos do Círculo de Leitores e uma ávida leitora, também. Já agora que o Francisco referiu, a livraria do El Corte Inglés é muito aprazível.


    bjo.

    ResponderEliminar
  8. tenho-as desde que estou em casa, mas depois adormeço ao raiar do sol até à hora do almoço.
    eu conheço muito bem a livraria do ECI, costumo ir lá muitas vezes, para passar o tempo enquanto não chega a hora do cinema. também adoro a papelaria e ao fundo, a parte da música.
    bjs e bons estudos.

    ResponderEliminar