domingo, 6 de janeiro de 2013

Um ano depois


É altura de remodelar o blogue. Os gatos aspiram o chão e eu pinto as paredes. Novas cores, o violeta é uma das minhas preferidas. Ajeitam-se as prateleiras, arquivam-se os assuntos com jeitinho e apruma-se, então, este canto para mais um ano.

O primeiro post que publiquei foi o vídeo dos Queen 'Don't stop me now' e não sabendo que nome escolher, escolhi o 'sem nome'. O pinguim comentou-o, claro.

A opção de imediato tomada foi não me esconder atrás de um nome fictício e agregar o blogue ao correio electrónico pessoal, mas usado há alguns anos. Por outro lado, também é verdade que não o divulguei. Ninguém sabe, nem amigos, nem colegas de trabalho, nem familiares. Se alguém o conhece, nunca mo comunicou e entra mudo e sai calado (por norma, os anónimos não comentam).

Fui desvendando, aos poucos, a minha vida, quando senti que estava mais à vontade. De posts sobre livros, gatos, músicas, reivindicações, manifestações (ainda hoje não entro no pingo doce), comecei a referir a família (com excepção de um dos primeiros posts sobre a minha irmã, que faz anos a 15 de janeiro), um irmão, um sobrinho, doença. Foram imensos os posts lamurientos em outubro. 

Outros assuntos, no entanto, ficam omissos, comentei-os, mas ao de leve, são realizações muito especiais e reservo-as para mim, para já.

2013 é um ano de viragem, para pior, certamente. A altura não é fácil, mas vou tentar encontrar momentos de paz e serenidade que me darão forças para enfrentar as adversidades.

Para terminar, se no início tive necessidade de escrever todos os dias, várias vezes, até, a partir deste ano, os posts serão mais espaçados, de dois em dois dias, de três em três; se se justificar, publicarei diariamente, mas será a excepção e não a regra.

Se comecei este post com um gif do meu animal favorito, termino com o meu poeta do coração (publiquei-o no dia 19 de junho, mas é tão bonito que repito) e obrigada pela vossa presença.



Acontecimento 
Aí estás tu à esquina das palavras de sempre
amor inventado numa indústria de lábios
que mordem o tempo sempre cá
E o coração acontece-nos
como uma dádiva de folhas nupciais
nos nossos ombros de outono
Caiam agora pálpebras que cerrem
o sacrifício que em nossos gestos há
de sermos diários por fora
Caiam agora que o amor chegou 

Ruy Belo, Todos os Poemas, Aquele Grande Rio Eufrates, Círculo de Leitores, 2000

23 comentários:

  1. Excelene post,Margarida.
    De vez em quando é bom olharmos para trás e ver oque fizémos e o que nãofizémos.
    O teu percurso na blogo tem sidomuito correcto e gradual;uma das medidas que agora anuncias,sempre a defendi-não escrever posts a "torto e a direito" pois tudo o que é demais cansa...
    a periocidade,que não tem que ser exacta, de um pos de dois em dois dias parece-me ser a melhor.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. obrigada, João. foste o meu primeiro seguidor e comentador e agora neste dia de aniversário, também o és.
    claro que só tenho de te agradecer a força e os conselhos.
    bjs.

    ResponderEliminar
  3. (olha, na rtp2! onde eu estive há duas semanas. saudades... uma daquelas pessoinhas sou eu :D)

    ResponderEliminar
  4. Gostei de tudo :)

    Beijinhos Grandes e um Ano 2013 em Grande :)

    ResponderEliminar
  5. obrigada, Francisco. um bom 2013 também para ti (novamente).
    bjs.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado eu pela tua presença, isso sim!
    Margarida, foste das surpresas mais agradáveis durante o último ano. A minha assiduidade por aqui atesta isso. :) Embora não nos conheçamos pessoalmente, tenho um enorme carinho por ti. Só vejo em ti predicados de valor!
    Também gosto de fazer balanços, mas os meus deixá-los-ei para Maio, quando o meu blogue perfizer 5 anos... Pois, como me disseram há dias: "começo a ser sénior na blogosfera". LOL :D


    beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Parecem-me resoluções bastante ponderadas! De vez em quando convém mudar! Pelo menos eu gosto de provocar mudanças de vez em quando!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. 5 anos... :)
    obrigada, Mark.
    quem sabe se não nos encontramos por aí um dia.
    bjs.

    ResponderEliminar
  9. Namorado, nem eu sabia que conseguia ter um blogue durante tanto tempo :) não tendo sido o primeiro (o primeiro foi profissional, ligado ao meu trabalho), foi como se fosse, porque é pessoal e eu nem um diário tive em pequena (e em graúda).
    bjs.

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro blogues porque têm esse efeito (de diário). E este também já é o segundo que tenho, o primeiro, que embora já não esteja acessível a leitores, continua lá, guardado para reler sempre que quiser e era completamente diferente deste. Aliás completamente o oposto, a única coisa em comum são a palete de cores escolhidas :) E esqueci-me, à bocado, de sublinhar os Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  11. então feliz (blog)aniversário :)

    é engraçado, mas sinto que tens uma relação tão 'natural' com o blog, que o usas quase como uma extensão de qualquer coisa da tua personalidade ou maneira de ser, que o sinto como uma coisa amadurecida, antiga, neste bom sentido. e é quase uma surpresa saber que ele é, apesar de tudo, tão recente.

    já não sei desde quando é que o leio, mas é dos blogs que mais companhia me faz, nem digo que é imprescindível, mas é tão natural lê-lo todos os dias, conviver com ele, e contigo atrav+es dele.

    e gostei do novo look, do aspecto clean e arrumado.

    enfim, tudo isto para te mandar um beijinho e para fazer votos de que bolinemos por muitos anos, assim, um à vista do outro. é muito bom.

    ResponderEliminar
  12. miguel, nunca tive um diário em pequena. nunca senti que me fizesse falta. afinal, faz, nem que seja como catarse. é um sítio de refúgio, acessível a todos, :)
    quando comecei, não sabia bem que sentido lhe dar, mas acho que vai bem encaminhado e a vizinhança é boa ;)
    bjs e bom dia de reis.

    ResponderEliminar
  13. No princípio do ano fazem-se balanços do ano que passou e planos para o que aí vem... mas como já te disse, penso que escreves com tanta naturalidade e facilidade que não me parece haver necessidade de grande alterações... bastará continuar no mesmo rumo e de certeza que continuarás com muitos fãs, entre os quais me encontro eu! Beijinho e bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (tens direito ao novo formato personalizado, :))
      obrigada. é uma das razões de não publicar todos os dias, tenho que amadurecer o que já escrevi. os mini-contos são tão bons que, como aconselhas, vou alongar alguns, ou misturá-los e criar novos enredos. e como te disponibilizaste em me ajudar, irei incomodar-te muitas vezes :)
      um bom ano para vocês.
      bjs.

      Eliminar
  14. Só a conheci há pouco tempo, graças ao João, mas é sempre um prazer passar por aqui e regressado hoje mesmo a Lisboa, passo para lhe desejar um excelente 2013, com excelentes postagens.
    Quero ainda dizer-lhe que a minha abordagem à blogosfera teve muitas semelhanças como que descreve da sua experiência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, Carlos. espero que tenha entrado em 2013 da melhor maneira.
      os posts serão espaçados, mas espero que com mais qualidade :)
      nunca tive a ideia de contar a minha vida toda na blogosfera. há momentos só meus e muito os prezo :)

      Eliminar
  15. Bom ano novo Margarida e parabéns por este primeiro aniversário! :)

    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigada, Arrakis. este canto só evoluiu graças a vocês :).
      bjs.

      Eliminar
  16. 2013 é, de facto, um ano de viragem. Vamos lá ver para que lado! E, da minha parte, podes contar com mais um leitor-amigo deste lado para te acompanhar ao longo deste longo ano que se avizinha :)
    Bom ano and smile!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, M. :)
      bom ano! smile de orelha a orelha!

      Eliminar
  17. Foi uma boa aposta e diria (por ti) que valeu muito a pena :)
    Para mim (na minha lista, entenda-se) continua a ser o "sem nome".
    Eu, ao fim de alguns anos, continuo a gostar muito da blogosfera, porque continua a ser um lugar especial onde encontramos pessoas especiais. E já fiz alguns amigos por aqui.
    Bjs e que o segundo ano seja melhor (não duvido que será).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, sad. sim, estou a gostar de ter um blogue. faz parte de mim, agora.
      para ti continuará a ter esse nome e não me importo, :)
      sim, das pessoas que já conheci, algumas considero-as já amigas.
      2013 será melhor, pelo menos a este nível.
      bjs.

      Eliminar