terça-feira, 30 de abril de 2013

Thelonious Monk


Compositor, pianista, com um estilo único, é considerado um dos gigantes do jazz. É o segundo artista com mais discos gravados (sendo o primeiro Duke Ellington). 



É maravilhosa a amizade que se estabeleceu entre Monk e ‘Nica’ (Pannonica de Koenigswarter, da família Rothschild) e patrona de muitos músicos de jazz nova-iorquinos.

Para que não sabe, hoje é o Dia Internacional do Jazz, efeméride lançada pela UNESCO. Istambul é a capital do jazz e Herbie Hancock o seu embaixador. 

Para celebrar a música como união, paz e diálogo entre os povos, hoje no metro da Baixa-Chiado, em Lisboa, às 17 horas, no âmbito das comemorações do Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal, haverá um concerto conjunto com uma ligação-vídeo transatlântica entre Lisboa e São Paulo.

10 comentários:

  1. ah, o Monk foi um dos meus professores no curso de jazz da escola da vida. adoro-o.
    não consigo ouvir aqui clips do youtube, mas mando-te este do daily motion com votos de feliz dia do jazz.

    http://www.dailymotion.com/video/xvf61v_thelonious-monk-just-a-gigolo_music#.UX-JO0pkijc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada. agora sou eu que não consigo abrir o teu link.
      irei procurar esse clip no youtube.
      feliz dia, pois então, :)

      Eliminar
  2. Eu gosto de ouvir jazz, é pena não haver bares por aqui com noites de jazz, seria muito bom! ;)
    Beijinhos :3

    ResponderEliminar
  3. mudaste de nome, de repente não sabia quem eras :)
    não há nenhum por aí? nenhunzinho? não pode ser.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vivo n Porto, vivo um pouco longe ainda, perto tenho um café com piano, já é melhor do que nada. Quanto à mudança de nome foi a prendinha do blog, as pessoas ficarem a saber o meu nome real :P

      Beijinhos :3

      Eliminar
  4. não aprecio muito Jazz :(

    mea culpa

    beijinhos e bom feriado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não tens que te sentir culpado. há música que não gosto.
      bom feriado.
      bjs.

      Eliminar
  5. Gosto de jazz, mas sou um ignorante.
    É sempre bom aprendermos mais um pouco nos blogues que seguimos :-)
    Obrigado.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também sou leiga e não gosto de muitos artistas de jazz, mas o Monk é um marco.
      bjs.

      Eliminar
  6. Eu durante tempos não conseguia "entrar" no jazz...
    Mas depois, lá fui entrando e tornei-me fã. E hoje já sou minimamente conhecedor; o suficiente para saber que Monk está entre os génios.

    ResponderEliminar