segunda-feira, 20 de maio de 2013

Amor por dentro

'O drama de Florentino Ariza, enquanto foi escriturário da Companhia Fluvial das Caraíbas, era que não podia iludir o seu lirismo porque não deixava de pensar em Fermina Daza e nunca aprendeu a escrever sem pensar nela. Depois, quando o passaram para outros serviços, sobrava-lhe tanto amor por dentro que não sabia que fazer com ele e oferecia-o aos namorados analfabetos escrevendo para eles cartas de amor gratuitas no Portal dos Escrivães.'

Gabriel García Márquez, 'O Amor nos Tempos de Cólera', Publicações Dom Quixote, 10.ª edição, 1999, p. 185.

10 comentários:

  1. Nunca li nada dele.
    Talvez vá a este.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      eu apenas li dois, este e os 'cem anos de solidão', ambos há mais de 10 anos. também está na fila para o voltar a ler.

      Eliminar
  2. Parece-me muito interessante :)

    Obrigado pela partilha e dica

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Só li os 'Cem Anos de Solidão' que adorei. Este excerto é muito bonito.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostei mais deste, do que estou a ler. uma das mais longas histórias de amor, 53 anos, 7 meses e 11 dias com todas as suas noites até que Florentino conquistou, finalmente, Fermina Daza.
      lê, se puderes.
      bjs.

      Eliminar
  4. Eu li dois: li os "Cem Anos de Solidão" e o "Crónica de Uma Morte Anunciada", que recomendo vivamente!

    Gostei bastante do excerto. Obrigado pela dica. :)

    beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente ainda não li o livro. Vi o filme e gostei muito; como geralmente os filmes ficam sempre aquém das obras em que se baseiam, sei que não me desiludirá quando o ler. Tenho-o por cá...

    ResponderEliminar
  6. Parece-me interessante! ^^
    Tenho de ver se o leio um destes dias! :P
    Beijinhos :3

    ResponderEliminar