domingo, 16 de junho de 2013

Ler é...

Conhecimento
 

Biblioburro é uma biblioteca rural ambulante criada por Luís Soriano, professor primário da localidade de La Gloria, Colômbia, e chega a populações que, de outra forma, dificilmente teriam acesso a livros.

Os seus objectivos são estimular a leitura, difundir o conhecimento e incentivar a coesão da comunidade, através da socialização com os livros.

14 comentários:

  1. Numa altura em que tanto se tem atacado os professores deste país, é bom refletir com este exemplo sobre a verdadeira dimensão e humanidade de um professor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. partilhei esta foto no facebook há uns dias e decidi complementar com este post. quando pesquisei sobre a sua origem, confesso que não me lembrei do que está a acontecer com os nossos professores.
      mas tens razão.

      Eliminar
  2. Adorei este post! É bom de ver que em países onde a miséria impera, ainda há pessoas tão ricas como este notável senhor! ^^

    Beijinhos e bom domingo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade. e no fim do vídeo ele está prestes a chorar, tal é a emoção e amor e empenho a este projecto da sua vida.
      o vídeo tem alguns anos, hoje em dia não sei em que pé está.
      bom domingo também.
      bjs.

      Eliminar
  3. Acho maravilhoso e aqui em Portugal também seria bastante útil, não nos esqueçamos de que ainda temos uma população rural em número apreciável. Contudo, seria difícil porque há um "novo riquismo" entranhado na nossa sociedade, fenómeno que nasceu depois da adesão às Comunidades, em 1986. Basta dizer-se que a pobreza hoje é escondida, enquanto noutros tempos os vizinhos dividiam entre si o pouco que tinham, lá na província.

    beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. infelizmente, penso que os livros e a cultura de um modo geral estão relegados para segundo plano. antigamente havia as bibliotecas itinerantes da Gulbenkian. mas não seria mal pensado, aproveitando alguns burros que estão em parques, poder-se-ia aliar as duas coisas, seria um modo de envolver a comunidade e as gerações. por outro lado, cada vez mais o interior está a ficar desertificado...
      bjs.

      Eliminar
  4. aplicar-se-á a velha máxima de que um burro carregado de livros é um 'dôtor'?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dôtor alfa e dôtor beto, pois assim se chamam os burros. :P

      Eliminar
  5. Gostei de ver a foto quando a puseste no FB, mas agora fiquei deliciado com o vídeo. Que maravilhosa lição de vida este professor nos mostra.
    Vou partilhar o vídeo pois deve ser partilhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e como te respondi no fb, o mérito é da waterstones :)
      merece, assim eu o partilhei lá e aqui.

      Eliminar