quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Um postal para Sílvia

Foi pelo 'Horas Extraordinárias' que conheci a iniciativa 'Um Postal para Sílvia', promovido pela Livraria Arquivo, em Leiria. Achei tão gira a ideia que fui ao gabinete de turismo da CM do Seixal e comprei um postal. Escrevi excertos de três livros, o primeiro que estou a ler na praia, o segundo que leio aos bochechos, em casa, no silêncio da noite, e o último, que já li e adorei.

Acha que há alguma diferença entre Primavera na natureza e Primavera no homem? Mas lá estamos nós, elogiando uma e condenando a outra por indecorosa, envergonhados por as mesmas leis actuarem eternamente em ambas. - E.M. Forster, Um Quarto com Vista.

~   ~   ~   ~

Cantiga de amigo

Pela margem do rio tranquilo,
brinquei, oh mãe, com o meu amigo.
Amores eu tenho, antes não tivesse,
o que fiz por ele, antes não fizesse!

Pela margem do rio ondulante,
brinquei, oh mãe, com o meu amante.
Amores eu tenho, antes não tivesse,
o que fiz por ele, antes não fizesse!

João Zorro - Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, selecção, prefácio e notas por Natália Correia.

~   ~   ~   ~

- O mundo é uma metáfora, Kafka Tamura. - Haruki Murakami, Kafka à beira-mar.


É uma ideia muito boa e fez-me escrever um postal, coisa que eu não fazia há anos, talvez décadas (e não é para 'a' Sílvia, o artigo está a mais, mas estava tão embalada que lá ficou. Depois, lembrei-me que não tinha assinado e assinei no fim dos textos e coloquei a data).



A propósito de ter ido ao Seixal, passeio que faço quase todos os dias, pois faz parte da caminhada à beira-rio e estes lugares são todos muito juntos, aqui é a minha casa, além a baía, do outro lado a Quinta da Atalaia e não há festa como esta, e são passeios que se fazem muito bem, tirando em horas de maior calor, claro, então aproveitei a boleia das pernas e subi até à biblioteca. Já lá não ia há umas semanas e trouxe quatro livros. A coisa ficou bem equilibrada, dois autores portugueses, um europeu e um da América Latina, embora tenha crescido nos EUA. E dado que a biblioteca encerra no mês de Agosto, só lá regressarei em meados de Setembro.

19 comentários:

  1. Que bela coleção de leitura de férias! Nemesio, Sena, Mann e Junot Diaz (o único que ainda não tem direito a ser nomeado só por apelido, mas que dizem ser fantástico). Boas escolhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dei de caras com o JD naquela colectânea de contos para crianças e adolescentes organizada pelo Zimler e gostei da sua escrita. há já algum tempo que queria ler este livro e aproveitei que a biblioteca o tinha. :)
      obrigada.
      as férias estão a acabar...

      Eliminar
  2. É uma iniciativa bem interessante. Gosto imenso destas ideias diferentes. :) É tudo tão rotineiro que urge inovar!

    beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e por que é que não participas? envia um postal de belém com o que estás a ler agora. :D
      bjs.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. ah, esta palavra que define tudo e nada define :D
      a iniciativa, as minhas leituras, o postal? tudo?

      Eliminar
  4. bem tu estás a atirar-te aos clássicos com uma força... agora é o Nemésio, outro que nunca li (mentira, li-lhe os poemas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estava na lista. tenho tantos clássicos de fora...
      a propósito, há bocado fui ali aos correios, que ficam ao lado da minha rua, olha que sorte, e vi lá o último livro traduzido do murakami, mas que foi escrito em 85, 'o impiedoso país das maravilhas e o fim do mundo' e estava a 12,50 €! incrível, porque na bertrand online está a 20,61 €. eu a comprar nos ctt nunca me passou pela cabeça e aquilo está a tornar-se tudo menos os correios, mas com este preço vou lá amanhã ver se o apanho, para o juntar à colecção :)

      Eliminar
  5. Sempre boas dicas!
    O que é bom nas férias? - TER TODO O TEMPO PARA LER!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) é verdade. têm sido umas boas férias, estas.

      Eliminar
  6. Adoro o conceito do postal para Sílvia. A ideia é engraçada, partilhares um postal com um estranho imaginário, a falar do que te apetecer. XD
    Adorei, acho que vou participar e a exposição final também deve ser gira...
    Gostei da escolha do postal típico e a Cantiga de Amigo é uma preciosidade.
    Já vi que estás a ter umas boas férias. Continua assim :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma espécie de pen-book-friend. :P tinha uns 12 ou 13 anos e tinha um desses amigos angolanos, ainda trocámos meia dúzia de postais, depois acabou-se. não houve persistência de ambas as partes.
      ainda bem que vais participar. não mencionei isso no texto, mas seria engraçado se mais amigos nos imitassem e partilhassem o postal e as leituras.
      as férias estão a ser boas, sim :)
      bjs.

      Eliminar
  7. Parece-me uma boa ideia para as minhas férias :)

    Beijinhos Grandes

    ResponderEliminar
  8. Faz-me lembrar aquelas correntes de postais que se mandavam e depois recebiam-se muitos mais...
    Já fui contigo a essa Biblioteca quando trouxeste outro Sena, recordas-te?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, pois parece. conheces este site? http://www.postcrossing.com/
      foi um português que teve a ideia. acho fabulosa.
      claro que me recordo. conversámos naquele café da baía e eu levei-vos até à 'minha' biblioteca. quando voltares a esta banda, podemos repetir :)

      Eliminar
  9. É uma boa estratégia de marketing (da livraria), e a ideia é muito boa. Quando estiver de férias (o que ainda demora mais duas semanas) vou fazer o mesmo.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. E parece que o artigo não esta a mais. É mesmo para a "a Sílvia" :-)
    https://www.facebook.com/livraria.arquivo
    Bjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, a livraria teve uma excelente ideia.
      obrigada, sad. ainda não tinha ido ver. :) tenho que lhes enviar uma mensagem sobre as minhas leituras.
      até às tuas férias, que espero que sejam cinco estrelas, desejo-te um bom trabalho.
      bjs.

      Eliminar