sábado, 23 de novembro de 2013

Agatha Christie e Poirot

De acordo com uma notícia publicada no The Telegraph no passado dia 6 de Novembro, 'O assassinato de Roger Ackroyd' é considerada a melhor história de crime e mistério e Agatha Christie a melhor escritora de sempre.


Na série de televisão britânica, Poirot é interpretado magistralmente por David Suchet desde 1989 até este mês de Novembro (a sua morte aconteceu no dia 13), ou seja, há quase 25 anos.

Como sigo a página de Agatha Christie no facebook há pouco tempo, fiquei agradavelmente surpreendida por ainda existir esta série. Tenho as primeiras temporadas e os filmes, mas apenas os que passaram na RTP há muito tempo. Com os anos, já não me despertou tanto o interesse (neste caso, a ignorância é uma benção, porque agora vou procurar as séries mais recentes).

Em todo o caso, aconselho que leiam o livro, no qual surge, então, um tal de 'Mr. Porrott' e que se interessa pelo cultivo de abóboras.

Encontrei na internet uma página muito interessante que reúne, sob várias etiquetas associadas a esta série, muitas fotografias. Para além das histórias, o que me fazia estar colada à TV a absorver todos os pormenores eram a arquitectura art déco, a cenografia, os penteados, tudo muito fielmente reproduzindo a atmosfera dos anos 1930 do século passado.

12 comentários:

  1. O que eu me deliciava a ver os filme no sofá :)

    Fabuloso mesmo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lembrei-me de escrever este post enquanto engomava e revia (pela décima vez) este filme :)
      uma série durar 25 anos com o mesmo núcleo de actores é obra.
      bjs.

      Eliminar
  2. É sem sombra de dúvidas uma das melhores séries policiais de que gosto.

    A par estão Sherlock Holmes, Crime Disse Ela, Miss Marple, Cássicos que sempre ficarão na memória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sem dúvida. tenho tudo do sherlock holmes e sou uma fã do malogrado jeremy brett, melhor SH não há.
      miss marple também tenho, crime, disse ela também gostava, mas não tanto.

      Eliminar
    2. A Angela Lansbury (espero ter escrito bem) actriz principal de Crime Disse Ela, recebeu há dias um Oscar de carreira. Foi muito bem atribuido, pois é uma grande senhora na arte da representação e não só.

      Eliminar
    3. tens toda a razão, queria lembrar-me do nome dela e não conseguia e não fui pesquisar. :) bem merecido.

      Eliminar
  3. Tambem gosto muito de Agatha Christie. Já li alguns livros (cerca de 20, em números redondos). Os meus preferidos são "As dez figuras negras" e "O Segredo de Chimneys". Não li (ainda) "O Assassinato de Roger Ackroyd".

    Quanto às séries, não aperciei muito as de Poirot. Mas gosto bastante da série "Marple", cujos meus episódios preferidos são "Nemesis" e "Anúncio de um Crime".

    Também sou um fã de SH, seja as séries ou os contos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. daquela colecção da fotografia tenho 25 livros (acho que são 85 de três séries), mas não os que referes, embora os conheça.
      eu adoro o poirot de duchet, e acho que a AC também o adoraria :p
      Miss Marple também tenho em dvd, claro :)
      ah, SH, sou uma brettiana. ele morreu demasiado novo...
      bjs.

      Eliminar
    2. Fazendo uma sequela deste comentário, tenho a dizer que que já li entretanto "O Assassinato de Roger Ackroyd". E achei divinal!

      Eliminar
  4. nunca fui grande espectador das séries (mas gostei dos filmes) baseadas em livros da AC; mas li muitos livros dela, nos meus anos de 'policiais'. esse não me recordo, por isso anoto e um dia destes vou-me a ele :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é muito mais interessante que o filme, sem dúvida, e depois o fim inesperado é fantástico. aconselho.

      Eliminar