domingo, 12 de janeiro de 2014

Pessoas




(Morte entre as Ruínas - Poirot, os filmes IV)

'Se eu for confrontado com a decisão de escolher entre visitar um circo e uma catedral, um café e um monumento público, ou uma fiesta e um museu, receio bem que normalmente escolha o circo, o café e a fiesta, confiando na sorte para conseguir chegar a ver o restante mais tarde. Suponho que simplesmente não tenho aquilo a que hoje se chama «propensão para a cultura». Talvez isso aconteça porque para mim a cultura de uma terra num dado momento seja as pessoas que nela vivem e as vidas que elas aí levam, não os haveres que tenham herdado daqueles que vieram antes.'

Paul Bowles, Viagens - Compilação de Escritos, 1950-1993, p. 107.

14 comentários:

  1. Confesso-te que tendo lido tantos livros com o 'cabeça de ovo' como protagonista, nunca fiquei verdadeiramente satisfeito com nenhuma interpretação cinematográfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os filmes não são excelentes, a única personagem peculiar é mesmo o poirot, interpretado por David Suchet. conseguiu agarrar os tiques todos do HP :)
      houve uma altura que eu pensava que aquela voz era mesmo do actor, até que o vi noutro filme :p

      Eliminar
    2. Eu acho-o brilhante, adoro rever a série que dava na rtp 1, que passa às vezes na rtp memória agora. :)

      Bjs :3

      Eliminar
    3. tenho a série completa, os episódios duplos e a maioria dos filmes. estou a resistir em comprar o último livro do P. 'cai o pano'. quero ler os livros que estão para trás...
      bjs.

      Eliminar
    4. Eu não digo que ele seja mau actor, mas comecei a ler os livros da AC muito cedo e 'pintei' um determinado Poirot na minha cabeça que nunca consegui ver na tela. Mas por alguma razão se diz que os filmes são normalmente melhores que os livros.

      Eliminar
    5. os comentários na amazon ou no facebook (já não sei onde li) sobre os últimos filmes dizem que se tornaram 'negros' em comparação aos primeiros, ainda na década de 90. eu continuo a preferir os livros. o suchet é o único actor que me interessa, no fundo.

      Eliminar
  2. Eu gosto do Poirot. E normalmente quando viajo, gosto de reservar parte da minha viagem para "viver como os locais". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso lembra-me uma cena de série: os amigos polícias belgas expatriados a beber pints. :p

      Eliminar
  3. Por isso é que eu gosto de viajar

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Como li (já há muito tempo) vários livros da A.C. e poucos foram os filmes que vi sobre a personagem, não a tenho delineada na cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu gosto muito dos livros dela, agora que os encontrei em ebook, melhor ainda :)
      estou a resistir aos últimos filmes. quero ler os livros primeiro.

      Eliminar
  5. famntástico: fiz um post no innersmile com essa citação do livro do PB :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu vi. é fixe quando estas coisas acontecem, não é? eu tinha visto o filme, li e tinha que colocar um post :)
      coincidências :)

      Eliminar