sexta-feira, 11 de abril de 2014

Desafio literário V

Mais quatro livros lidos. Acrescentei mais seis ao desafio inicial. E, da maneira como isto está a decorrer, julgo que não será o primeiro acerto :p

O último é um policial brasileiro. Adorei.


Excelente estreia neste autor. Não tive nenhum problema em dar 5* no Goodreads a este policial que me entusiasmou do princípio ao fim. Grande inspector Espinosa, da 1.ª DP do Rio de Janeiro, inteligente, irónico e leitor compulsivo.

Não conheço o RJ, mas é como se lá estivesse, tal é a intensidade com que a cidade vibra neste romance. E que grande final!

Luiz Alfredo Garcia-Roza nasceu em 1936, no Rio de Janeiro. O Silêncio da Chuva, este seu primeiro romance, recebeu os prémios Nestlé e Jabuti, em 1997.

Estou ansiosa para ler os restantes livros da série do Inspector Espinosa: Achados e Perdidos, Vendo Sudoeste, Perseguido, Uma Janela em Copacabana, Berenice Procura, Espinosa sem Saída, Na Multidão e Céu de Origamis.

Sim, adoro policiais. :)

30 comentários:

  1. Ficaste infectada pelo Espinosofanatismo? Ouvi dizer que o vírus teve origem em Coimbra...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. completamente! e digo-te. é fantástico e lê-se num fôlego. :p
      e só não tenho o último, ;)
      pois, esse vírus... tarde de mais, já está na margem sul! :D

      Eliminar
  2. Estamos com desafios quase iguais! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha, ainda bem que apareceste. ontem acabei de ouvir o 'the turn of the screw', de henry james, mas não o acrescentei aqui. teria de o ouvir de novo para perceber toda a história, mas apanhei o essencial :)
      audiobooks são excelentes para caminhadas :)
      e se gostas de gótico e horror, é um romance excelente. gosto de HJ.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. é bom, muito bom, mas eu gosto de policiais, por isso devorei :)

      Eliminar
    2. Pois, sei bem como é:-) leio de tudo, mas eu é mais romances celtas ;-)

      Eliminar
    3. a sério? o que estás a ler agora? há séculos que não leio nada desse género, acho que o último foi a série das brumas de avalon...

      Eliminar
    4. ehehehe esses são vintage :-) foram o meu ponto de partida:-)
      atualmente estou a ler este: http://www.wook.pt/ficha/a-filha-da-profecia/a/id/2181189, da trilogia de Sevenwaters (maravilhosa, diga-se).

      Eliminar
    5. consigo arranjar :D
      mas ainda não me deu para os ler.

      Eliminar
    6. são muito bons;-) fica a dica:-) dos policiais mais giros, leves e divertidos que li, lembro-me da Mrs. Pollifax :-) adorava-a. Conheces?

      Eliminar
  4. estás imparável, Margarida, é o verdadeiro soma e segue.

    e fico muito contente por teres gostado do livro. eu gosto muito do Espinosa (acho que já gosto mais dele do que do Wallander), e, como dizes, Copacabana nos livros de Garcia-Roza é o nosso bairro.

    o Berenice Procura não é com o Espinosa, mas é tão bom como se fosse.

    faltam-me ler os três últimos, o E. Sem Saída já o tenho em livro, e os outros dois em ebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wallander é seco, depressivo e a tradução é terrível. concordo contigo. prefiro o Espinosa, bem, ainda só li este, mas um polícia que devora livros entra no meu rol de personagens preferidas :p
      tenho os outros em ebook :), falta-me o último.
      mas são livros pequenos, lêem-se muito bem.

      Eliminar
    2. Céu de Origamis, há lá naquele sítio, foi lá que o arranjei.

      a propósito desta tua entrada fui fazer um refresh aos meus posts sobre o Garcia-Roza, e no dia 5 de novembro do ano passado, quando escrevi sobre Uma Janela em Copacabana, tu comentaste:
      "nunca li e estou com curiosidade, mas ficam para o ano. afinal, só faltam 2 meses.
      já?"
      pelos vistos chegou mesmo a vez dele eheh

      Eliminar
    3. tu deves ser bruxo, estava a passar os ficheiros para a pen e encontrei o céu de origamis, mas não uma janela em copacabana.. pois, vou esperar que caia :D
      pois, já, já. o tempo voa!

      Eliminar
  5. É em português do Brasil ou de portugal?
    Eu terminei esta semana de Catarina de Bragança. Dei-lhe um 3 no goodreads. Acho que ela quando escreveu o livro estava em baixo de forma, comparado com outros que ela tem.
    Já andei com quatro livros "atrasados" no desafio literário deste ano. Já só tenho dois (porque entretanto acabei um de poesia que andava a ler também).

    Beijocas e boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. português do brasil.
      agora estou a ler o zé mauro de vasconcelos, no 'vamos aquecer o sol'. é a segunda parte da vida do zezé de 'o meu pé de laranja lima', mas agora em vez de 6, já tem 11 anos e vive com uma nova família.
      autores brasileiros lêem-se no original, é muito melhor :)
      no ano passado comprei na feira do livro a 'antologia de poesia portuguesa erótica e satírica', de natália correia. como são tantos e tão diferentes os autores, leio um pouquinho de cada vez. nem cheguei a meio...
      há momentos, li o último livro de poemas editado pela nossa Index ebooks. é um livrinho pequenino, li muito rápido.

      Eliminar
  6. Da próxima vez, eu em vez de ir à biblioteca, peço-te uns livros emprestados ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são ebooks. acabei de os transferir da dropbox para o aldiko (é o meu ereader do tablet).
      este ano, acho que só fui uma vez à biblioteca...
      bjs.

      Eliminar
  7. Nem pensar em autores novos. ABSOLUTAMENTE PROÍBIDO!!!
    Hoje fui buscar o "O Botequim da Liberdade", entrei na FNAC e saí de lá com mais um Rentes de Carvalho (o desconto de 30% é que teve a culpa).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estou à espera da feira do livro e unicamente dela e das horas da noite com desconto, como no ano passado. tenho pelo menos 2 em mira de poesia, mas, se vir o Tenessee Williams, compro logo :)

      Eliminar
  8. A ver se compro este. Precisava era de tempo. Mas já prometi a mim mesmo que a Páscoa seria para colocar a leitura em dia. Tudo de uma assentada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. qual este? se for um dos que tenho em ebook, envio-tos. tenho-os na dropbox.

      Eliminar
    2. manda-me um mail, eu envio-to em epub para o tablet. tens é que ter um reader. eu escolhi o aldiko.

      Eliminar
    3. Eu sou limitado LOL Tenho no ipad um que é uma biblioteca qualquer que dá para ler e-books. E por falar nisso, ainda tenho que ler o teu. Odeio a minha vida LOL

      Eliminar
    4. envia-me o email se quiseres que eu depois explico como me ensinaram. se eu aprendi e sou básica.... :p

      Eliminar
    5. Não consigo ver o teu e-mail. Posso pedir-te que me mandes para aqui? namorocomumpopstar@gmail.com

      Respondo-te depois do meu outro e-mail.

      Eliminar
    6. enviei-te o link da dropbox. agora, explicações só amanhã, que vou dormir.

      Eliminar