quarta-feira, 2 de abril de 2014

Eu é mais bolos IV

Descobri que aos quarenta anos o gene boleiro da minha avó finalmente brotou em mim. Ofereceram-me uma data de limões e ontem à noite fiz um bolo. Levei umas fatias para o trabalho, as minhas colegas adoraram e tenho a impressão de que não chegará até amanhã. Esta noite já enfardei quase metade. Não é para me gabar, para até que tenho jeitinho para a coisa.

E que tal criar um negócio disto, eih? Como, por exemplo, comprem um bolo e levem um conto. :)

Fica a ideia e a receita que inventei (adaptei a do bolo de iogurte):

Bolo de limão

Ingredientes:
3 limões e raspa de 1 limão
1 iogurte natural
5 ovos médios
4 copos de iogurte de açúcar
5 copos de iogurte de farinha já com fermento
1 copo mal-cheio de óleo (uso o de girassol)

Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 170.ºC (apenas a resistência de baixo);
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e reservar;
Raspar a casca de um limão;
Espremer os limões;
Misturar o iogurte com as gemas, depois juntar o açúcar, mexer bem, de seguida juntar o sumo do limão e a raspa, misturar e por fim o óleo;
Juntar copo a copo a farinha, mexendo devagar;
Finalmente juntar as claras batidas em castelo;
Numa forma com buraco (ou de chaminé, como também se chama), previamente untada com margarina e polvilhada com farinha (o excesso pode cair para a massa), verter a massa, levar ao forno tapada com a folha de alumínio durante uma hora;
Coze devagar, vai crescendo e passada a hora tira-se a folha e liga-se a resistência de cima, também, para cozer a parte de cima. Quando começar a tostar e para evitar que a crosta quebre quando o bolo fica frio, eu borrifo com água fria.

Notas:
Seguir as mesmas do bolo anterior;
Refiro, também, que por opção, uso apenas grandes taças de pirex que herdei (não gosto de fazer doces em inox nem em plástico).

Ora bom proveito e não sei quando é que este blogue virou um canto pasteleiro, mas estou a gostar da mudança :)

20 comentários:

  1. É uma pena que ainda não seja possível saborear, apenas ler..ficamos com água na boca, eheheh!

    Beijinhos e boa sorte para esta nova rubrica! :D

    ResponderEliminar
  2. A-HA! O bicho boleiro é tramado. Tenho que te fazer a minha tarte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho ali uma receita de um bolo de agrião, mas já estou a abusar. fica para a semana :p

      Eliminar
  3. agora fiquei na vontade do bolo... hummm.

    dentrodabolh.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Se lhe ganhas o jeito é um vício....adoro fazer doçaria. É antistress...

    www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes crer. fico-me ainda pelos bolos, mas há uns meses fiz um doce de abóbora bem bom :)

      Eliminar
  5. Foi assim que a Filipa Gomes começou, e hoje está no 24kitchen. Quem sabe, o teu próximo livro é de culinária. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. apanhei esse canal quando andava a programar a cabovisão.
      já apanhei uma rapariga de vez em quando, não sabia que era ela. eu prefiro o jamie :p

      Eliminar
    2. A Filipa tem um ar um bocado kitsch, anos 80, lábios vermelhos, óculos de massa preta grandes, mas é um doce. Já o Jamie, acho-o um sensaborão. Acho piada à lorraine pascale, mas de uma forma geral não gosto muito da culinária inglesa (nem da pseudo-italiana do Jamie).

      Eliminar
    3. eu seguia muito o jamie e a sua saga contra a fast food nas cantinas escolares britânicas. e segui a sua vida amorosa com a mulher e as duas filhas e o restaurante. achava piada.
      já sei quem é a rapariga. pois, mas a mim faz-me confusão usar unhas pintadas a cozinhar :D eu sei, eu sei... é bonito, kitsch? eu chamava-lhe outra coisa, tipo rockabilly, mas eu e as modas andamos desencontradas :p
      por falar em cozinha inglesa, adorava as duas gordas, uma delas faleceu há uns dias.

      Eliminar
  6. abençoado gene :)
    e adoro a ideia de o teu blog ser sobre gatos, bolos e literatura :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um dia, hei-de publicar fotos de um bolo em formato de livro com um gato desenhado :D
      e feito por mim!

      Eliminar
  7. A Margarida tem loiça da Loja do Gato Preto :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas não era previsível, Horatius? :D
      pires, taças de cereais e canecas e chávenas de café.

      Eliminar
    2. Realmente, tem a tua cara... lololol

      Eliminar
    3. não tem. os gatos teriam de ter totós :D
      (ai, aliteração! :) )

      Eliminar
  8. Vejo um negócio a florescer por ai :P

    ResponderEliminar