domingo, 6 de abril de 2014

Eu é mais bolos V - editado

Acabei de fazer mais um bolo. Inventado, adoro estas receitas que saem mais ou menos bem (este fi-lo numa forma com buraco, mas sairá melhor numa de bolo inglês protegida com papel vegetal, porque, de tão fofo, partiu-se exactamente ao meio. Mas come-se, ó se se come!)

Bolo de limão e canela (aproveitei a dica da Raquel que os misturou no iogurte):

 Ingredientes:
3 ovos médios
3 chávenas de chá (como a de cima), de farinha
2 chávenas de chá de açúcar
1 limão mais a respectiva raspa
Meia chávena de chá de água
2 colheres de sopa de óleo (o que tenho é de girassol)
1 colher de sobremesa de canela

Modo de preparação:
Seguir as receitas anteriores relativamente ao forno;
Bater as claras em castelo e reservar;
Bater os ovos, juntar o açúcar, o sumo e a raspa de limão, a água, mexendo conforme se vai acrescentando os diferentes ingredientes;
Juntar a farinha devagar e por fim as claras batidas em castelo.

Como tem menos ovos, vai menos tempo ao forno, mais ou menos 40 minutos, com a folha de alumínio em cima. Depois tira-se para cozer em cima mais uns minutos. Retira-se a forma do forno e o bolo arrefece em cima da grelha.

Uma maravilha, tem um gosto tão bom, comi quente, quente, mas tem pedaços de crosta crocante delicioso. Também deve ficar óptimo em formas individuais, como as das madalenas. Hei-de experimentar :)

Como referi anteriormente, só uso pirex para fazer bolos e aquela é a chávena que usei para a medida.

Bom proveito. :p

(toma, Namorado!)

43 comentários:

  1. Respostas
    1. não tenho coragem. já enfardei metade...
      (vou tirar e actualizar, pronto...)

      Eliminar
  2. Olha viste daqui a nada estás pró...
    A canela é qualquer coisa de bom, quase ao nivel do chocolate .

    www,margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou comprar as formas individuais, será melhor tipo madalena.

      Eliminar
  3. Hum hum Muito bom aspecto. Mesmo já muito devorado LOL :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito. não posso comer mais, mas enfim, a gula, a gula...

      Eliminar
    2. Sugestao: congela já cortado às fatias. Dentro de uma caixinha colocas 3 ou 4 e depois qd te der a gula vais ao congelador e passados 10/15 min tens bolinho fofo e bom. Parece que o fizeste há umas horitas....costumo fazer isso a bolinhos grandes mas às vezes faço mesmo de propósito para congelar. Mais vele um bolinho caseiro que bolachas de pacote

      Eliminar
    3. sim, irei fazer isso esta noite. como está já partido ao meio, será fácil partir em quadrados :) e guardarei alguns no frasco das bolachas (os do ikea, aqueles grandes). agora, não sei se mesmo assim durará até ao fim da semana :D

      Eliminar
  4. Bolos não é comigo, nem a fazer, nem a comer...

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolos! E estava com uma cara!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mesmo bom. foi difícil resistir, mas congelei algum e reservei apenas 3 quadradinhos para amanhã :)

      Eliminar
  6. Adoro a tua chávena, Margarida. Tens um serviço de loiça muito interessante :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a chávena foi presente do natal de 1991, da senhora da primeira casa onde fui morar, em campo de ourique, quando saí da santa terrinha. não tem grande valor monetário (encontrei-a à venda na loja dos 300 da altura), mas sentimental não tem preço. e como em tudo o que gosto, uso até à exaustão. de que me vale a pena guardar as coisas e nem tocar? e é uma boa medida para os bolos :)
      de resto, como serviço de loiça tenho pratos do gato preto, do cavalinho azuis (mas os originais, não a imitação feia que por aí há) e uns bonitos pratos azuis. não tenho serviço fino. quem come à minha mesa, come nos pratos do dia-a-dia :p aliás, nem louceiro tenho nem talheres da cutipol, mas destes até gostava.

      Eliminar
    2. Concordo contigo quando dizes que temos de usar coisas de que gostamos.
      eu quando tiver uma casa minha, quero um serviço da Bordalo Pinheiro. Mas para usar no dia-a-dia :D

      Eliminar
    3. eu associo a bordalo pinheiro a uma terrina de couve com as asas meio escavacadas onde a minha avó guardava os figos secos. e era assim, eu passava pela sala, levantava a tampa e sacava de um mirradinho :D ah, bons tempos! tinha uns 8, 9 anos.
      não tenho nada da BP, olha lá, isso dá para ir à máquina? eu não passo sem a máquina da loiça. sou uma burguesa :D

      Eliminar
    4. Não sei,mas penso que si. Aquilo é colorido e vidrado so depois, pelo que deve poder ir.
      Concordo contigo em relação à máquina. Numa das casas onde vivi havia, e era a minha melhor amiga :D

      Eliminar
    5. ?
      gostos não se discutem, namorado...

      Eliminar
    6. daisy. não gosto. fim de discussão :p

      Eliminar
    7. LOLOL Mas é mais internacional :P

      Eliminar
    8. internacional deixo para o horatius, não sei esse hino de cor...
      prefiro margarida, mesmo.

      Eliminar
    9. Não percebi essa do internacional ter a ver comigo... LOL

      Eliminar
    10. E sim, quanto muito Camarada Margarida. Fica muito bem :D

      Eliminar
    11. ó camarada horatius, :p sim, fica bem.

      Eliminar
    12. Ó camarada, eu não sei a internacional. Só domino mesmo a carvalhesa:-D

      Eliminar
    13. Já tenho férias marcadas nessa altura. :D
      Mas costumas mesmo ir, Margarida? Ou estás a entrar na reinação, como se diz aqui no campo?

      Eliminar
    14. eu moro ao lado, Horatius. sim, mas só tirei a segunda de férias, para descansar da festa. trabalho até sexta à tarde...

      Eliminar
    15. LOOOL
      Pertences mesmo partido, Margarida?
      Ou és uma PSD infiltrada? (há lá montes deles...)

      Eliminar
    16. não pertenço, é preciso pertencer para comprar a ep? olha, nunca me perguntaram isso... :p
      ele há de todos os partidos, até do das gravatinhas das cornucópias...

      Eliminar
    17. Claro que não é preciso, Margarida. Apesar de ter uma índole do trabalho comunista e do comunismo no mundo, é uma festa multicultural.
      É impossivel não gostar de alguma coisa lá, tal a diversidade existente...

      Eliminar
    18. Os do PSD criaram uma imitação barata, a chamada Festa do Pontal. Mas que me cheira que ao pé do Avante não vale nada... LOL

      Eliminar
    19. era para ler com ironia, parafraseando o outro ;p
      pode ser que nos encontremos por lá.

      Eliminar
    20. publiquei essa festa do P. mas aqui está proibida a sua referência a partir de agora :p

      Eliminar
    21. Absolutamente de acordo. Sabes que quando andamos em campanha dizemos sempre "virar para a esquerda" e "virar para o outro lado" :P

      Eliminar
  7. Limão e canela parece-me excelente :)
    O meu problema é que adoro bolos que não sei fazer. Tenho que pedir para fazer um estágio na pastelaria conventual que costumo frequentar :p
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não faço bolos com creme, ainda não, são bolos secos, que congelo e acompanho com café ou chá.
      quando me meter a rechear, vai ser bonito, vai... :p
      e este bolo estava mesmo delicioso, não é para me gabar, estava na medida certa, até me perguntaram se tinha erva-doce. não, eu não uso erva-doce, apenas limão e canela :)
      bjs.
      (ps, a minha colega acabou de chegar com bolo de espinafres!)

      Eliminar