domingo, 27 de abril de 2014

Joana

O dia que eu receava chegou. A Joana está a ficar doente. Começou com uma tosse e dificuldade em respirar. Conheço os sintomas. Foi da mesma maneira que a Bia começou o seu calvário. A diferença é que ela tinha 17 anos. A Joana tem 13, quase 14 anos. Mas é uma gata muito frágil. Nunca esperei que vivesse tanto tempo. Já teve tumores mamários, foram removidos, fez uma sessão de quimioterapia há uns anos, nunca foi uma gata grande nem forte, mas é muito voluntariosa.

Deixou de ter vontade de comer os secos, mas como mudei de ração, não deve ter gostado. Come aos poucos e cada vez menos. Leite bebe, do meu, magro sem lactose, mas também se farta e nem sempre lhe dou.

Já está a tomar a medicação, mas só a posso dar com a barriguinha cheia, o que, dada a sua falta de apetite, não é fácil. Mas não desesperei (mais do que estou à espera do que aconteça mais mês menos mês). Há uns dias comprei paté no minimercado. Pois eu bem que tento fazer dieta, mas a comprar estas coisas processadas torna-se difícil. Ontem, abri e dei-lhe um bocado. Adorou. Estive ajoelhada com ela na cozinha,  enquanto comia deliciada. Depois, lá consegui dar-lhe metade do comprimido. Não tenho problemas em colocá-lo na boca, nunca faz fitas, a minha Joana. E agora, é ver se arrebita, que hoje tornei a dar-lhe o paté e voltou a comer (ela e as outras, que é difícil mantê-las afastadas). Podia dar-lhe latas felinas, mas, caramba, ela gostou tanto do paté que é melhor não arriscar, por enquanto. Quando notar que o enjoou, vou ao sheeba...

Come paté, pequena, come paté.

Joana, hoje de manhã a apanhar sol.

20 comentários:

  1. As melhoras da Joana.

    É uma pena que os animais domésticos não possam viver os anos que, à partida, vivemos. Temos de começar a meter em casa elefantes, tartarugas gigantes, etc. A Batá viverá muitos anos, verás. A minha já faz 19 anos, em Novembro deste ano...

    um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, Mark. é difícil meter em casa um elefante, mesmo gostando muito do babar :) sim, acho que a batá viverá comigo longos anos, pelo menos até à reforma. é um pouco mais nova que a tua.
      eu já estava à espera deste desfecho. quando aparecem tumores, eles mais dia menos dia regressam. agora, é cuidar dela o melhor possível. não a quero sujeitar a operações quando sei a conclusão inevitável...
      bjs.

      Eliminar
  2. Oh, coitadinha :S
    As rápidas melhoras para a Joana.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é a vida, Ricardo. sabia no que me metia quando aceitei viver com animais. custa quando os vemos doentes e só podemos minorar o sofrimento até a uma certa altura. esperemos que fique cá ainda uns tempos.
      bjs.

      Eliminar
  3. Eu sei o que é isso tudo...
    As melhoras para a Joana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois sabes, João. mas não aprendemos, porque continuamos a ter outros gatos. é tanto o amor por eles que suportamos também os maus momentos.
      obrigada. festas para as tuas meninas :)

      Eliminar
  4. As melhoras da Joana.
    O Mark tem razão, tens que ver se arranjas uma espécie de elefante anão :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) pois, tenho que tratar disso.
      obrigada.
      bjs.

      Eliminar
  5. De alguém que sempre teve animais, sei bem como te sentes e o que estás a passar. Muita força pas duas*****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, Ima. é um dia de cada vez. agora ela exige colo, mia e mia, mimada. cá está, bem sentada, enquanto escrevo.
      bjs.

      Eliminar
  6. É uma amargura, quando os animais a que nos afeiçoamos adoecem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é, sim, Carlos. agora, resta esperar... está bem, contudo, come, faz as necessidades, bebe água, gosta do gel nutritivo que lhe dou de manhã e à noite. aguardemos...

      Eliminar
  7. :(
    é uma dor de alma, os nosso animais adoecerem. mas ensinam-nos tanto, até mesmo quando estão doentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fico sempre angustiada quando saio de manhã e só regresso à noite. só descanso depois de ver que não piorou. agora é trabalho, casa e pouco mais...

      Eliminar
  8. Mas pelo outro post, já vi que está a melhorar.

    ResponderEliminar