sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Teoria da presença de deus


Somos seres olhados
Quando os nossos braços ensaiarem um gesto
fora do dia-a-dia ou não seguirem
a marca deixada pelas rodas dos carros
ao longo da vereda marginada de choupos
na manhã inocente ou na complexa tarde
repetiremos para nós próprios
que somos seres olhados

E haverá nos gestos que nos representam
a unidade de uma nota de violoncelo
E onde quer que estejamos será sempre um terraço a meia altura
com os ao longe por muito tempo estudados
perfis do monte mário ou de qualquer outro monte
o melhor sítio para saber qualquer coisa da vida

Ruy Belo, Aquele Grande Rio Eufrates

8 comentários:

  1. a presença de deus foi das coisas que mais me marcaram na poesia do RB. marcante naquele sentido de que me perturbou, me pôs a pensar, me questionou e pôs em causa.

    ResponderEliminar
  2. O Cristo-Rei visto de Almada. Creio que nunca vi uma foto assim.

    Eu já acho que não somos olhados. Tenho vindo a constatar isso. Estamos sós, e não sabemos lidar com essa orfandade.

    um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não é bem na cidade, mas no alto da EP.
      somos olhados pelos outros quando fugimos ao que lhes é comum.
      não, não concordo. para alguns, talvez, mas a maior parte, julgo que não. aliás, procuram lá a esperança nestes tempos difíceis.
      bjs.

      Eliminar
    2. Sim, com certeza. Deus é um refúgio para muitos. Eu estou no limiar entre o crente e o não-crente.

      Contudo, o facto de se acreditar em Deus não prova que Ele existe.

      Como diria Voltaire, "O Homem morre como nasce: sem cabelo, sem dentes e sem ilusões."

      um beijinho.

      Eliminar
    3. E não acreditar não prova que ele não exista :)
      bom, posso provar-to que pelo menos um bebé nasceu com cabelo, imenso!: eu :)
      bjs.

      Eliminar
  3. Adorei o texto e mais a imagem

    :D

    Bom fim de semana

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. apenas interrogações, Francisco.
      a foto é das estradas de portugal :) fui lá ontem.
      bjs.

      Eliminar