domingo, 2 de novembro de 2014

Bette Davis 2014 - o meu conto

   No céu há sereias, tia?

   Durante a cerimónia, o menino permanecera de cócoras, brincando com os crisântemos da jarra à sua frente. De vez em quando, murmurava algo baixinho e eu baixava os olhos.
   Ele pedira para vir comigo e, apesar das longas horas de viagem, acedi.
   Depois, ficámos junto à campa uns momentos. Ele olhava as fotos e perguntava que eram. Os bisavós e a avó, respondi, dizendo os nomes. Ele apertou-me a mão com força e eu contive as lágrimas.
   Eram horas. Tínhamos de regressar a casa. Despedimo-nos dos familiares e partimos.
   No carro, estranhei o silêncio do meu sobrinho, normalmente uma criança bem-disposta e tagarela.
   - No céu há sereias, tia?
   A pergunta apanhara-me de surpresa.
   - Sereias, meu amor? – inquiri. Pensei na conversa que tínhamos tido nessa manhã, sobre os bisavós e a avó e aquele dia.
   - Sim, ali – virei a cabeça. Ele tinha o dedo encostado ao vidro. – No céu, além – repetiu, concentrado.
   Olhei para cima. A nuvem esticava-se como um pedaço de algodão-doce e terminava num fiapo quase transparente.
   Tentei adivinhar a forma de uma sereia. Com uma barbatana de escamas que resplandecia ao pôr-do-sol, a sereia estava sentada numa rocha coroada de espuma, penteando os longos cabelos molhados.
   Sorri, por fim, afastando a tristeza.
   - Sim, meu querido. Está ali uma sereia, sentada na nuvem, com uma barbatana brilhante. Também a vês?
   - Vejo, sim, tia! Ela está a sorrir e a dizer-nos adeus! Adeus! - acenou, encantado.
   - Adeus! – exclamei, rindo.

- - - - - 

E assim, dou início à terceira edição do 'Bette Davis - Contos das 250 palavras'. A fórmula é a mesma. Se quiserem participar, dão-me um título até cinco palavras e eu escrevo um micro-conto com 250 palavras, incluindo o título. :)

24 comentários:

  1. Respostas
    1. e como vou dar a volta a este título? :)

      Eliminar
    2. ó Miguel, assim? :D http://en.wikipedia.org/wiki/A_Stolen_Life_(1946_film)

      Eliminar
    3. no ano passado, também fizeste o mesmo :)

      Eliminar
  2. " Quando Me Lembro De Ti "

    um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Pedi ajuda :)

    Balbuciei; Incontrolável; Homoerotico; Murmúrio; Desfrutara

    ResponderEliminar
  4. Sempre atrasado...
    "O tempo - essa palavra proíbida"

    ResponderEliminar
  5. Não sei porquê, sempre tive medo de Sereias...

    Também posso participar? :D
    "As Tuas Velas ao Longe"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D essa frase é verdadeira. o sobrinho perguntou no carro isso mesmo. Crianças e inocência :)
      claro. um estreante. mas falta-me a inspiração. tenho uma horrível dor de dentes num siso que desvitalizei há uns anos. dentes sensíveis. terei de o tirar brevemente...

      Eliminar
    2. Olha, o ano passado atingi a o teto para das despesas da saúde no IRS com dentista. Sei bem o sofrimento que é :( (nos dois níveis...)

      Eliminar
    3. há bocado, tomei um voltaren. dá-me cabo do estômago, mas estou fina. E consegui acabar o conto do Francisco. :D

      Eliminar
  6. Olá Margarida! Está de regresso o teu desafio? Boa!

    "Ósculo"

    Beijinhos :3

    ResponderEliminar