quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Covilhã II - Serra da Estrela

   Sábado, dia 6 de dezembro. Temos de levantar cedo, que o dia é longo.
   Na sala do pequeno-almoço, os amigos cantam os parabéns à Inês, que faz anos. O Miguel e eu comemos e preparamo-nos para sair.
   Na noite anterior, combináramos a hora de encontro com o João e o Duarte, que vão ter ao hotel. A aventura está prestes a começar.
   O João é o nosso guia e motorista. Saímos da Covilhã, nas faldas da Serra da Estrela, e subimos. Passamos por um ciclista, que é o nosso companheiro de viagem nesta manhã.
   Paramos no antigo Sanatório, transformado em pousada. Entramos sem problemas. Descemos as escadas, vamos à zona da piscina e do spa, saímos para o jardim, fotos, muitas fotos, o edifício imponente, a paisagem de tirar o fôlego, dignos de um filme.

Antigo sanatório, agora Pousada da Serra da Estrela

   Vamos a caminho das Penhas da Saúde. Paramos várias vezes. A serra é deslumbrante.
  Ao longo da subida, encontramos o ciclista várias vezes. Avistamo-lo, pela última vez, a caminho da Torre.


   Na zona dos chalés da montanha, um cão da Serra da Estrela, qual vaca sagrada da Índia, está deitado no meio da estrada. Impávido e sereno, não se mexe quando o nosso carro se aproxima. O João manobra e contorna-o; o cão permanece deitado. Mais à frente, outro cão afasta-se devagar. Estamos no seu habitat. O tempo, aqui, corre devagar.
   Tomamos um café no hotel, conhecemos o restaurante Medieval, o João entabula uma conversa com a rapariga do bar, muito simpática.

Hotel Serra da Estrela

   É tempo de retomar a viagem e descermos a Serra. Tal como na ida, o João toca a buzina. Um ritual de anos. O Miguel filma, eu narro. É digno de passar no Discovery Channel.


Barragem do padre Alfredo

Senhora da Boa Estrela

Cântaro Magro

   Agora, estamos na parte mais bonita da Serra da Estrela: o Covão D'Ametade. Maravilhoso! Aqui nasce o rio Zêzere.



12 comentários:

  1. Que fim de semana espectacular :)

    Também ando a precisar de um para mim assim :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi excelente :)
      Portugal é lindo, Francisco. aproveita.
      bjs.

      Eliminar
  2. Excelente. Bons pormenores do ciclista e dos cães Serra da Estrela.
    Aguardamos continuação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho posts até ao natal, como disse antes. :)
      pois então vocês não mencionaram o nosso amigo ciclista? imperdoável ;)
      bjs.

      Eliminar
  3. Tenho de voltar a Serra da Estrela:-)

    ResponderEliminar
  4. Não conheço. Mas, a julgar pelas fotos, é lindíssima. Um passeio bonito.

    um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Cada vez mais o nosso fim de semana me parece um oásis de tranquilidade no meio do inferno. Faz hoje 8 dias e já me parece tão distante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já 8 dias? o tempo voa. estava destinado a que fosse nesse fim-de-semana. o tempo ajudou. sobram as boas memórias.

      Eliminar
  6. As Penhas, o antigo Sanatório e a Torre são de facto muito bonitas e das minhas zonas preferidas na Covilhã. Que boas memórias tenho das Penhas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      eu gostava de passar o ano novo nas penhas, mas ainda não é este ano...

      Eliminar