terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Covilhã III - Manteigas, Sortelha, Belmonte, Paul

   Almoçamos em Manteigas, as trutas são famosas, a feijoca também, uma pausa para ver a senhora que criou o João e os seus irmãos, a D. Lurdes, mas ele de pequenino não sabia dizer o nome e ficou a 'Bu', uma adorável Senhora de 88 anos. Contam-se histórias, admiram-se as fotos de família, o passado é agora.
   Despedimo-nos. Próximo destino, Sortelha, uma das aldeias mais antigas do país, granito a perder de vista, umas filmagens no local, uma paragem no bar-restaurante junto à entrada. Uma sandes de queijo, um chá, admira-se a cabeça de um veado sobre a lareira. O local é aconchegante, o serviço, eficiente.





   No caminho, uma paixão: um gato cai de amores pelo Duarte e vice-versa.
   Belmonte ao anoitecer. Entro numa loja, compro umas recordações, já não há luz suficiente para boas fotos. O Miguel é o fotógrafo de serviço.




   Ao fim da tarde, regressamos ao hotel e descansamos. Adormecemos, passamos a hora marcada. O João reservara uma mesa num restaurante na zona industrial do Paul, uma terra ali perto, famoso pelo seu pernil. Casa cheia, serviço cinco estrelas, o João mete conversa com a empregada, benfiquista como ele.
   Depois de jantar, vamos à Festa da Santa Bebiana, dedicada à jeropiga e ao vinho novo. As pessoas têm pequeninos canecos de alumínio pendurados ao pescoço; nas ruas estreitas, nas lojas, nas casas há tasquinhas adaptadas. Música, alegria, frio, muito frio que se colmata com fogueiras um pouco por todo o lado. E com o vinho, claro.


   Antes de a noite acabar, o João leva-nos a um bar de uma amiga. Um sítio simpático para beber um copo, conversar, atirar uns dardos ou jogar às cartas. Junto à saída, uma pequena estante com livros. Histórias de vampiros e policiais e romances; é à escolha do freguês.
   Estamos cansados, mas consolados. O sábado foi longo e já estamos na madrugada de domingo.

12 comentários:

  1. Continuas o teu relato cheio de pormenores muito interessantes.
    E porque hoje o nosso comum amigo Miguel está a ter um dia difícil vai daqui um grande abraço para ele que tu, tenho a certeza, compartilhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, restam-me os pormenores, que a viagem já tu e o Miguel descreveram :)
      sim, um abraço e muita força nestes dias difíceis. uma operação nunca é fácil e a dele é especialmente delicada, mais os problemas com os pais... tem de ser muito forte e nós cá estamos para o apoiar.

      Eliminar
  2. Um Sábado em cheio :)

    Beijinhos e as melhoras do Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em cheio, mesmo :)
      ele responder-te-á quando puder, mas a operação correu bem.
      bjs.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. :) um passeio para ti e a tua família. as aldeias ficam bem perto umas das outras.

      Eliminar
  4. Um relato giro. :)

    um beijinho.

    p.s.: Publicamente, deixo aqui os meus votos de rápida convalescença ao Miguel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bjs, Mark.
      sim, o Miguel recupera aos poucos :)

      Eliminar
  5. Sortelha e Belmonte (ambas, já fora da Covilhã) são lindíssimas, especialmente a primeira. Fazem parte das rota das Aldeias Históricas Raianas, de visita imperdível. Parece-me que nãom terás visitado Castelo Novo (e Alpedrinha), perto do Fundão, e é uma pena, porque a zona da Gardunha também tem aldeias muito giras).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não, não. não houve tempo. visitámos, apenas,estas duas no sábado à tarde.
      ficará para outra oportunidade :)

      Eliminar