domingo, 21 de dezembro de 2014

Granta Portugal 4 - África

   Excelentes algumas das histórias deste 4.º volume da Granta Pt, dedicado a África. Conheci grandes autores, reli outros dos meus favoritos, mas confesso que ainda não entranhei na história da 'Laura', da Hélia Correia. Foi lida na diagonal. E, apesar das loas por esse mundo fora, não é uma das minhas preferidas a da Taiye Selasi.
   Os escritores de que gostei mais são Teju Cole, Martin Kimani, Chimamanda Ngozi Adichie, Mia Couto, Aminatta Forna, Sandro William Junqueira, Binyavanga Wainaina e José Tolentino Mendonça.

   'Quem era a minha avó? Era uma saia preta e redonda. Era um bordado sobre o colo. Era uma trança como uma ponte de corda, que as mulheres da sua idade usavam. Era o silêncio de muitas expedições. Era a posição central, o diâmetro imaginário, o regulador religioso e o social das nossas casas. Era onde eu estava de manhã e à noite. Era um modo todo seu de nomear e guardar segredo sobre a sua arte.'

José Tolentino Mendonça, 'A Quem Deixas o Teu Oiro?', p. 310.

4 comentários:

  1. Desconhecia que o José Tolentino Mendonça fosse africano...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é madeirense. a avó esteve no Lobito, Angola. muitos dos autores desta Granta não nasceram em África, embora tenham raízes lá.

      Eliminar
  2. Mais uma dica! Boas Festas e um Ano Novo tranquilo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Boas Festas, Rosa, para ti e família. esperemos que 2015 seja melhor que o ano que passou.

      Eliminar