segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Funeral at Lausanne

"(...) As poucas figuras de preto, os renques de choupos, a luz a derramar-se na água, o maciço de Cader Idris do lado direito, tais eram os elementos de um cenário de despedida que, e isto é curioso, redescobri um par de semanas depois num dos esboços rápidos a aguarela que Turner fazia muitas vezes para registar um lugar que tivesse diante dos olhos ou, mais tarde, como retrospetiva do passado. Esse quadro quase sem substância, que tem por título Funeral at Lausanne, data de 1841, portanto de uma época em que Turner já quase não podia viajar, remoía cada vez mais ideias sobre a sua própria mortalidade, e talvez por essa razão, quando uma coisa como esse pequeno cortejo em Lausana emergia na sua memória, ele procurava com algumas pinceladas captar essas visões que podiam desvanecer-se no momento seguinte. (...)"

   W.G. Sebald, Austerlitz, pp. 102-103.


   Cada vez mais penso que a vida é como é, que há coincidências inexplicáveis, como quando acabo de ler este excerto dias depois de ter visto o filme sobre Turner. Contrariamente ao usual, este é um livro que estou a saborear muito lentamente. Uma obra-prima.

4 comentários:

  1. acho fantásticas estas coincidências que os livros nos proporcionam, são ao mesmo tempo fascinantes e misteriosas. e lembro-me sempre do Saint-Clair, que adorava estas 'sincronicidades junguianas'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu adoro quando isto acontece. e na vida, então? agora estou a fazer uma formação quase até ao fim do mês. tenho uma colega que me deu referências óptimas para uma formação que eu gostava de fazer há que tempos, mas por não ter as tais referências, tinha medo de me aventurar. agora, no próximo domingo irei fazê-la (é o dia todo) e ainda por cima fica perto de casa. :) pois é, o que tem de ser, tem de ser, se eu não estivesse no curso agora, por motivos profissionais, não iria fazer outro, por motivos pessoais :) e já, já, nem era uma coisa que tinha planeado fazer este mês.

      Eliminar
  2. Passei por aqui, gostei e estás convidada para o jantar da bloguesfera :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D
      pois eu aceito com muito gosto, Francisco.
      bjs.

      Eliminar