terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Paisagem ideal; três anos

   "(...) Li tudo o que havia na biblioteca extremamente heterogénea da escola e tudo o que pude pedir emprestado aos meus professores, livros de geografia e história, descrições de viagens, romances, biografias, e ficava até tarde ao redor de obras de referência e atlas. Pouco a pouco, foi-se formando na minha cabeça uma espécie de paisagem ideal em que os desertos da Arábia, o reino dos astecas, o continente antártico, os Alpes nevados, a Passagem do Noroeste, o rio Congo e a península da Crimeia se juntavam num único panorama, povoado por todas as formas pertencentes a essas paragens. E como podia mudar-me para esse mundo sempre que me apetecesse, numa aula de latim ou durante o serviço religioso, nos infindáveis fins de semana, nunca caí na depressão que afetou tantos em Stower Grange. (...)"

W.G. Sebald, Austerlitz, Quetzal Editores, 2012, p. 60.

***

Hoje, o blogue faz três anos.

14 comentários:

  1. que citação tão bela. é engraçado como lendo este trecho aqui, o Sebald tem tanto a ver com o teu blog, nem sei bem explicar porquê ou como, mas tem.

    parabéns. eu hoje já não poderia passar sem ti e sem o blog :) e nem é naquela de podia mas não era a mesma coisa; não podia mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a sério? :)
      sim, este excerto tem muito a ver comigo. ainda estes dias, que estou fora do contexto habitual, chego mais cedo e vou para um café, peço um chá de limão e lá estou a ler uns 15' até ao início da sessão.
      obrigada. o blogue mudou nestes anos, sim, mudou, e conheci-vos e ainda bem. é do melhor que levo nesta vida :)

      Eliminar
  2. Então parabéns pelo 3. Aniversário. Continua a escrever porque tens aqui uma seguidora do blog. Também já li Austerlitz e gosteis muito. Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, Lídia. eu sei que és uma fiel seguidora :)
      temos que marcar o cafézinho, mas estou fora de Lisboa até ao fim-do mês. depois eu digo-te alguma coisa.

      Eliminar
  3. Parabéns Margarida, por esta "casa"!
    Um bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, João. :) um feliz 2015 para ti e para o teu excelente blogue também.

      Eliminar
  4. Muitos Parabéns por este espaço espectacular :)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh! espectaculares são vocês, que têm a paciência de me ler :)
      bjs.

      Eliminar
  5. Três anos...parece que foi ontem...
    É como ver um "filho" a crescer, mas a crescer cheio de saúde.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. voou o tempo, João!
      muito obrigada :) a ti devo este 'filho'.

      Eliminar
  6. Três anos? Já? Caramba, o tempo passa mesmo a correr!
    Parabéns! ^^
    Que venham muitos mais!
    Beijinhos :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, João :)
      é verdade, passaram a voar.
      venham eles ;)
      bjs.

      Eliminar
  7. Parabéns, Margarida. Perdoa só passar por aqui hoje, mas tenho andado à volta de livros e livros para um relatório.

    Três anos de uma referência, já.

    um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não tem importância, Mark :)
      ora, uma referência... obrigada pelas palavras :)
      bjs.

      Eliminar