quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Karma is a...

  O refeitório do meu trabalho tem uma cozinheira nova. No primeiro dia, colocou caldo de carne na sopa. No segundo dia, eu notei a mesma coisa. E mais duas vezes eu provei e deixei a malga inteira. Inquiri a responsável pelo refeitório, eu era a única que não tinha gostado da sopa, tirando no primeiro dia que, de facto, tinha acrescentado o caldo. Perguntei se a partir de agora poderia comer apenas o prato, a 3 €, e a resposta foi não. Não tinha ordens dos seus superiores (quando eu já tinha visto que servia a alguns colegas apenas o prato). Mas, simpática, deu-me a provar a sopa do dia, disse que viu como tinha sido feita, tudo normal, uma sopa de legumes clássica. Estava boa, gostei, comi-a toda. No fim da refeição, agradeci à cozinheira; estava muito boa.
   Bem, com isto tudo, fiquei incomodada com o facto de servir a alguns colegas o prato simples e a outros dizer que não, que teria de ser a refeição completa (sopa, prato, pão, sobremesa/fruta). Assim, se eu não gostasse da sopa, teria de pagar tudo? Pois...
   Hoje, a cozinheira estava a servir um colega e bateu com um prato vazio num ferro (há tanto tempo que almoço no refeitório e nunca tal tinha acontecido). Metade do prato caiu na cuba da sopa.
   Paguei um prato simples.

19 comentários:

  1. Olha! Será que é a minha Mãe? Porque ela fazia o mesmo, escondida, na fase vegetariana da Irmã (caldo de carne no feijão, sopa, arroz...), achando que esta precisava ingerir (mais) ferro! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando era mais nova (ihih), colocava um pedaço de carne e cozia na sopa. nunca usei caldo de carne. fico mal-disposta. e fiquei naquela tarde.
      pois, as mães têm boa intenção, só querem o melhor para os filhos :)

      Eliminar
  2. eis como se passa de prato de sopa a prato na sopa. acontece, tem dias...

    ResponderEliminar
  3. Faço canja, com o caldo knorr de galinha :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi a minha salvação este inverno, canja de galinha do campo, várias vezes, deliciosa e verdadeira :)
      bjs.

      Eliminar
  4. Pois eu não desgosto, não como norma, mas de quando em vez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não na sopa, no refogado, sim, um pedacito, mas poucas vezes. evito refogados.

      Eliminar
  5. Na sopa não uso caldos, a menos que seja canja. Uso para massas e arroz, e as vezes para fazer molhos para temperar febras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não uso, prefiro ervas. mas raramente cozinho.

      Eliminar
    2. também uso muita erva (o que isto pode parecer!)
      Raramente cozinhas? :o
      Tinha a ideia que eras uma cozinheira-nata. Preconceito da minha parte :P

      Eliminar
    3. às vezes, nos fds, dá-me para pegar no wook e saltear alguns legumes, mas só isso. mas faço uma panela de pressão de sopa e dá-me para vários jantares. tenho sempre sopa.
      não gosto de cozinhar e muito menos de o fazer por dever. por isso regressei ao refeitório. podia levar comida de casa e já o fiz, mas fartei-me. não vale o esforço e agora que chego a casa uma hora mais tarde muito menos.

      Eliminar
    4. Margarida, a grande vantagem de vivermos sozinhos é que se não apetecer fazer jantar, passamos lindamente com um chá e uma torrada (por mim falo).
      E como no meu local de trabalho também é possível comer, melhor. Ainda menos me tenho de preocupar...

      Eliminar
    5. Ah, sim, e gosto de cozinhar. Mas para outras pessoas. Fazer comida só para mim é horrível!

      Eliminar
    6. eu, tendo sopa e qualquer coisa, fico bem... mas é sopa, sopa, nada de pós...

      Eliminar
  6. Deixa ver se percebi. Não podes pagar só o prato, tendo de pagar também a sopa? Sabes como é, estes menus... Creio que na minha faculdade funciona igual.
    É estranho é fazê-lo a alguns colegas e não a ti. Se quiseres umas dicas para agir em caso de discriminação, apita. :)

    um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, amizades. mas eu disse-lhe isso. agora, se faz, é fora da minha vista. eu sento-me perto da caixa, onde se paga e estou à coca, agora :) podem enganar-me uma vez, mas não duas e à terceira cai quem quer.
      obrigada pela disponibilidade legal, se for necessário, apito, sim ;)
      bjs.

      Eliminar
  7. LOL Oh pah eu ri, Margarida lolol O universo é tramado mesmo lolol

    ResponderEliminar