quinta-feira, 19 de março de 2015

Coincidências

   O jornal online 'Observador' publicou uma notícia sobre a morte de Dag Hammarskjöld (ver a notícia aqui) ontem, mas só a li hoje. Então, lembrei-me que no livro que estou a ler, 'A Quinta Mulher', de Henning Mankell, com o Kurt Wallander, este nome é mencionado, bem como os acontecimentos relatados na notícia.
   Fui procurar (por estar quase a terminar este policial - devorado nas últimas noites -, trouxe-o hoje e deixei o outro livro em casa) e aqui está o excerto da página 180:
    "(...) Naquela altura Kasavubu e Lumumba pediram auxílio às Nações Unidas. Dag Hammarskjöld, que era o secretário-geral naquela altura, conseguiu arranjar em pouco tempo uma intervenção de tropas das Nações Unidas, entre outras, da Suécia. A nossa função seria apenas ao nível policial. Os belgas que continuavam no Congo apoiaram Tshombe no Catanga. Com o dinheiro das grandes empresas mineiras alugavam-se tropas mercenárias..."

2 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente desses acontecimentos e esse senhor Dag Hammarskjöld, sueco, foi o primeiro Secretário Geral da ONU de que me recordo. Morreu, penso, num acidente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a primeira vez que tomei conhecimento deste nome foi no policial do Wallander. e depois li a notícia no jornal. são engraçadas estas coincidências de estar a ler um livro e depois surgir o mesmo nome num jornal. e já tinha este livro em casa há muito tempo para ler, mas fui adiando, adiando...

      Eliminar