terça-feira, 31 de março de 2015

Karma is a... II

   Ontem ao fim da tarde, quando cheguei a casa, não tinha electricidade. A primeira coisa que faço quando abro a porta é acender a luz do hall. Nada. Pensei de imediato que estivesse fundida, aliás, foi isso mesmo que comentei com os gatos quando me cumprimentaram: 'Olhem, a lâmpada fundiu-se. Tenho que a mudar. Que chatice ter de subir ao escadote...'. Pronto, desabafo feito, fui para a cozinha e poisei o saco das compras em cima da bancada. Nem abri a luz. Fui ao quarto-de-banho e reparei que o rádio-despertador estava desligado. Ok. Faltou a luz. Voltei à cozinha, abri o frigorífico. Estava quente. Tinha mesmo faltado a luz. Pensei que fosse geral, no prédio, na rua, mas por via das dúvidas, fui ao quadro da electricidade, que está no hall. Pois, o disjuntor estava em baixo. Tive uma sobrecarga de energia. Não sei. Não faço ideia como aconteceu. Liguei-o, voltei ao frigorífico, abri o congelador, estava cheio de caixas com a minha sopa e com a carne da Batá (sim, dou carne picada à bicha, de vez em quando). Não estavam descongeladas, ou seja, o problema deve ter acontecido pela manhã ou ao princípio da tarde.
   Mas estoirou com três aparelhos eléctricos: o rádio-despertador do quarto-de-banho, o router e o esquentador eléctrico. Pensei que fosse das tomadas, ora vá lá desligar e experimentar noutro sítio, usar uma extensão para o esquentador, ligar o micro-ondas, a torradeira, tudo funcionou excepto aqueles três aparelhos. O rádio, pacífico, o do quarto funcionava, o wireless, a internet não me faz assim tanta falta em casa, mas o esquentador, sim. Só pensei em como iria tomar banho nos dias seguintes. E pronto. Esta manhã, fui de chaleira para o duche. Calma, que é daquelas de fogão e que silvam quando a água ferve. Uma primeira molhadela com água fria, ensaboadela e chaleira para cima de mim. Se fosse no Verão, até ia um duchezinho frio, mas não agora, embora prevejam um aumento simpático de temperatura.
   Não sei como aconteceu isto. É a primeira vez. Um curto-circuito, uma sobrecarga de energia, não faço ideia. Tenho de ligar ao Seguro e tratar disto o mais rápido possível.
   Maldito karma. O universo está a devolver. Ontem fui ao hipermercado e paguei as compras nas caixas rápidas. Em casa, reparei que passei apenas um pacote de leite de 200 ml na caixa em vez da embalagem de três. Passei o primeiro código de barras que encontrei e foi o do pacote. Tenho que fazer algo. Ou regresso ao hiper e vou à caixa central e pago os 2 pacotes ou ajudo uma velhinha a atravessar a estrada. Mas as velhinhas não precisam de ajuda. São todas activas e estão no facebook até de madrugada. Vou à caixa central.

21 comentários:

  1. Margarida, guarda a boa acção de reserva e utiliza-a quando for mais conveniente.

    que chatice isso da luz. se fosse em minha casa, seria obra de um certo animal, pela certa. mas os teus gatos são pessoas civilizadas.
    poderá ter sido o caso de ter havido uma sobrecarga de corrente do exterior que fez disparar o disjuntor? experimenta falar para a EDP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada pelo conselho. acabei de falar com a edp. vou fazer a exposição por escrito e já tenho n.º de reclamação. a rapariga foi muito simpática. agora é tratar do seguro.
      podiam ter sido os gatos. não roem os fios, mas tenho o router no hall de casa e podiam ter estado a brincar com o cabo. sei lá... ou uma gota de água que entrou numa tomada. de vez em quando faço limpezas mais profundas na cozinha. domingo foi um desses dias...

      Eliminar
  2. Não faltarão oportunidades para fazer uma boa ação. Mas numa coisa tem razão, nós, velhotas, estamos imparáveis :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) é verdade, Miss Smile, é verdade. espero ter esse vigor quando lá chegar :)
      claro que não faltarão oportunidades.

      Eliminar
  3. São dias...
    Uma coisa que me complica os nervos é a falta de electricidade.
    Quanto à boa acção, as grandes superfícies não merecem boas acções como essa que planeias de ir à caixa central...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não irei. era para desanuviar esta situação.
      a electricidade e a água. se só pudesse escolher uma, água, sem dúvida. tenho um garrafão de 5 lts debaixo do lava-loiça há anos. enfim, é chatice agora, chamar técnicos, peritos, ir à cabovisão... :(

      Eliminar
  4. Respostas
    1. um belo folar de páscoa que me saiu na rifa, Rosa :(

      Eliminar
  5. Ninguém merece de facto Margarida. Odeio tomar banho de água fria :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não tomo, vou de chaleira para o duche. agora a chaleira é a minha melhor amiga :p

      Eliminar
  6. Não vás devolver o dinheiro ao supermercado, porque eles roubam-nos e não é pouco...
    Compra um livro com esse dinheiro (num alfarrabista)! LOL

    ResponderEliminar
  7. Que chatice, quando era miúdo, uma vez fiquei preso dentro do elevador horas :(

    Espero que tudo se resolva a bem ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ufa, eu nunca passei por isso.
      vai resolver-se. o perito do seguro vai lá na segunda, vou trocar o router hoje e o pior é a assistência vaillant, que não é barata. pago agora e devolvem-me depois.
      bjs.

      Eliminar
  8. eheh, eu apenas compro pacotes de 200 ml de leite m/g para fazer chocolate quente. custam uns 0,24 o pacote, marca do hiper. acho que um livrinho num alfarrabista a 0,55 deve ter 3 folhas.

    ResponderEliminar
  9. Esperemos que o seguro e a edp te resolvam a coisa o mais depressa possível! ^^

    ResponderEliminar
  10. Já me aconteceu algo parecido quanto ao banho quando o esquentador avariou. Lá tive de aquecer água. Foi um dia horrível. Depois lá veio o técnico e as coisas ajeitaram-se. E tinha teste ou o que era nesse dia.

    Olha, há dias de manhã em que uma pessoa à tarde não pode sair à noite.

    beijinho.

    ResponderEliminar
  11. namorado, penso positivo, poupo gas e agua (agora estou no tablet e nao sei onde estao os acentos ).

    ResponderEliminar
  12. Mark, que dias estes. o esquentador deu o berro. mais vale comprar um novo. o Irs ja esta reservado... espero que o seguro me pague, depois. bjs.

    ResponderEliminar
  13. Joao, espero bem, que esta a sair-me cara a historia... bjs.

    ResponderEliminar