terça-feira, 14 de abril de 2015

Salto Mortal


  A história decorre nos anos quarenta e inícios da década de cinquenta do século passado, numa América intolerante e preconceituosa. 
Papa Tony, Ângelo, Mario e Tommy são os Santellis Voadores, uma família de trapezistas, três gerações a actuar juntas. Mas os Santellis são também Lúcia, Liss, Joe, Johnny e a sua mulher Stella, uma família italiana católica, que lutam entre manter as tradições ou preferir técnicas mais modernas.
   Um romance rico em detalhes sobre o mundo circense, mais especificamente sobre a arte do trapézio, um amor da autora, que não se privou de uma pesquisa rigorosa sobre este tema.
   A narrativa é fluida e a autora conseguiu captar as emoções, medos e pressões do casal de trapezistas, Mario e Tommy, um amor que desafia convenções, a que se juntam brigas quase constantes e uma árdua separação. Vemos o crescimento das personagens principais e a consciência de se ser diferente e de ter direito a amar, no meio do sonho que é voar no trapézio.

11 comentários:

  1. um livro marcante. por diversas razões, nomeadamente pelas razões que me levaram a lê-lo. é um daqueles livros pelos quais tenho um carinho especial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um grande livro. encontra-se esgotado, penso eu.
      e a autora, colocar nos pensamento de Tommy o futuro, dali a vinte anos a homossexualidade seria vivida de outra forma e por aí...
      como dizes, marcante.

      Eliminar
  2. Este livro é maravilhoso. Li-o umas 4 vezes. O melhor da Marion depois de «As Brumas de Avalon»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é um livro que deve ser lido várias vezes e de todas elas a leitura será diferente.

      Eliminar
  3. Também o li e é realmente muito bom!

    beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Acho que nunca li nada dela, mas eu sou muito esquisito com os livros :-S Mas sei que são bons e o teu post é mais uma prova.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se segues o goodreads, dá uma espreitadela às críticas a este livro :)

      Eliminar
    2. Margarida eu até seguia o goodreads mas nunca mais lá fui e estou eternamente a ler o mesmo, que já acabei, mas é um bom site para se ler sobre o universo dos livros :-)

      Eliminar