sexta-feira, 22 de maio de 2015

Granta Portugal 5

   A Granta Portugal 5 tem como tema 'Falhar melhor' e os doze textos apresentados e um ensaio fotográfico abordam o desencanto, o pessimismo, a morte e outras coisas que não revelo para não desapontar os seus fiéis leitores.
   Paulo Varela Gomes é o primeiro autor. Um murro no estômago a frase inicial. O resto? Um texto pungente e de grande coragem.
   Os meus textos preferidos são de Jonathan Franzen, de Simon Schama - se pudesse escolher seria este o preferido dos que classifiquei com 5*, embora o mais longo que a Granta PT publicou até ao momento - e de Joana Bértholo. Fiquei agradavelmente surpreendida com a sua narrativa, embora seja algum densa.
   Gore Vidal? Ah, já escrevi um post sobre o seu texto. Adorei. :)
   Os outros autores que me agradaram foram Pedro Mexia, Herta Müller, Bruno Vieira Amaral e Patrícia Almeida/David-Alexandre Guéniot (ensaio fotográfico).
   Ora, esta poderia ter sido a primeira Granta que li de fio a pavio, sem interrupções, se não terminasse com um texto de Jacinto Lucas Pires. Acho que fica aquém dos outros. Li-o muito rapidamente.
   Na globalidade, este é um excelente número. A capa é de Jorge Colombo e as ilustrações são de Catarina Sobral.
   Uma revista muito mais pequena do que a anterior, a Granta Pt África, mas julgo que a superou. O que quer dizer que quantidade não significa qualidade.

5 comentários:

  1. mais pequena em número de páginas? às vezes é uma vantagem, muitos textos pode significar mais desigualdade em termos de qualidade.
    continuo sem saber onde está ou o que pode ter acontecido à minha edição do número 4. às tantas foi obra do gato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. talvez menos 100. notei que era mais fina do que as outras, mas quando a arrumei na estante, ao lado da 4, é que me saltou à vista. a 4 era mesmo 'gorda' :)
      sim, concordo. esta é a melhor de todas.
      ah, um bibliogato :D

      Eliminar
    2. oh, lembrei-me de o juju na sua areia com a granta 4 nas patas :D

      Eliminar
  2. Santa ignorância, não sabia o que era a Granta, fui até ao google e penso que agora estou mais informado mas tenho muito que pesquisar sobre isso. :-S

    ResponderEliminar