domingo, 20 de setembro de 2015

Para Além das Montanhas


   Através de um monólogo pungente, sofredor, carregado de amor, um imenso amor por um irmão doente, por onde pulsam as recordações, 'Para Além das Montanhas' transporta-nos para uma terra no nordeste de Portugal, para outros tempos, para um lugar onde desliza um rio, para um milheiral, para uma casa velha, pobre, para trabalhos duros, para uma vida, afinal, difícil de gente simples, para dois irmãos inseparáveis, para uma avó sábia e protectora.
   Um romance rico em palavras e expressões típicas, em descrições que me fizeram recordar a infância, a aldeia, para aquele tempo em que, mesmo na dificuldade, fui feliz.
   O autor, Ricardo, é filho da minha amiga Lídia. Obrigada ao Ricardo pela dedicatória e à Lídia pela generosa oferta.

12 comentários:

  1. A tua crítica está muito boa e deixa antever uma grande história! ^^
    Parabéns ao filho da tua amiga :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, é. a voz de um rapaz e a dor da perda e as recordações, tudo muito à flor da pele.
      sim, o Ricardo receberá através da Lídia :)

      Eliminar
  2. É uma obra de ficção, mas os lugares são reais. Foi nesse Trás os Montes profundo que eu também passei a infância. As personagens inventadas, às vezes confundem-se com gente desses lugares, onde nos anos 60 a vida era muito dura. Gosto deste livro por todas as razões. Um beijinho. Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vida dura, eu sei, não vivi com tanta dificuldade, mas ainda apanhei uns momentos na aldeia semelhantes.
      bjs.

      Eliminar
  3. Fui testemunha do simpático gesto da Lídia. Gostei da tua apresentação.

    beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) eu não sabia que o filho da Lídia era escritor; gostei muito, porque a história fez-me recordar tanto a minha aldeia.
      bjs.

      Eliminar
  4. Se um livro nos faz "viajar" até ao passado que nos faz sorrir sabe bem então é um ganho, que a alma agradeço e é esse poder das palavras que mais gosto :-)

    ResponderEliminar
  5. Para quando um novo desafio?!

    Já tenho 5 palavras :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar