sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Patrick Modiano - A Erva das Noites

   No desafio do Goodreads, tinha assinalado 40 livros para ler este ano, pois contava ler grandes (em número de páginas) edições, e, afinal, li pequenos livros, médios livros, um e outro calhamaço e um grande, grande livro (em quantidade e qualidade), mas em ebook e numa edição brasileira. Mas é assim, quando se gosta do que se está a ler, aproveita-se todos os minutos livres.


   O 40.º livro, o que completou o desafio do GR, foi a pequena jóia, o sublime 'Erva das Noites' (o título em inglês desvenda um pouco mais a história: 'O Caderno Preto'). Um pouco mais de 100 páginas, páginas boas, letra miúda, escrtito em folhas rijas, como deve ser um livro, numa edição da Porto Editora que eu tinha comprado ainda em 2015.
   É o segundo livro do Prémio Nobel da Literatura de 2014 que leio e é tão bom, tão onírico, tão bem escrito (e traduzido), que merece nova e demorada leitura; com Modiano, na verdade, a leitura tem de ser feita devagar, ao sabor da narrativa, absorvendo o ambiente e, como as personagens, flanando ao lado delas pelas avenidas, pelos bairros, ou sentando-se junto dela nos bancos dos parques ou dos jardins de Paris, esquecendo ou misturado estações do ano, tempos, passado e presente, em sonhos ou na realidade.

10 comentários:

  1. Desafio com o qual não me posso comprometer lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :p mesmo assim, são poucos, comparando com os últimos anos.

      Eliminar
  2. Não completei o desafio do ano passado e estou a ver que o deste ano vai pelo mesmo caminho... O trabalho anda a dar cabo de mim...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. talvez leia mais uns 6 livros até ao fim do ano e serão metade do que li no ano passado (o que foi um absurdo, mas tinha mais tempo livre).
      bjs.

      Eliminar
  3. 46 livros e o dobro nos anos anteriores ? Tanto poder de leitura... :S
    Este ano para mim também foi algo atipico... julgo não ter acabado nenhum livro de ficção. A ver vamos nestes 2 meses restantes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mais 1 hora de comboio de segunda a sexta e umas noites, quando as tenho livres :)

      Eliminar
  4. 40 livros? Chiça!!! =O

    Beijinhos e porta-te mal!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são, até, poucos para o que costumava ler :p
      bjs.

      Eliminar
  5. acho incrivel como o mercado literário do Brasil e de Portugal são tão diferentes! incrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não conheço o mercado literário do Brasil. quais são os autores de maior sucesso aí, melhor, os que para ti são os teus preferidos, não sendo, necessariamente, os que vendem mais.
      por aqui, os que vendem mais não são aqueles que eu mais leio, mas podes entrar numa fnac.pt, numa bertrand.pt e veres o que se vende mais.
      já tinha este livro do Modiano há mais de um ano na pilha, no meio de uns 50 ainda para ler...

      Eliminar