domingo, 19 de fevereiro de 2017

Três tipos de solidão: um filme, uma tertúlia, uma entrevista

   O filme é o 'Paris, Texas', em exibição no Nimas, inspirado em Edward Hopper, um grande pintor da solidão, que vi na quinta-feira.
   O jantar-tertúlia foi no Martinho da Arcada, na sexta-feira, e teve como convidado Cruzeiro Seixas. A dado momento, ele descreve uma situação que lhe aconteceu quando estava em Veneza. Entrou numa pequena galeria para se proteger da chuva e estava lá uma exposição de De Chirico. Ele ficou tão impressionado que queria mais informações sobre o autor e perguntou à senhora da galeria onde ele estava. Ela apontou o endereço e disse-lhe: "Vá visitá-lo, que ele está tão sozinho". E depois continuou: "Se De Chirico se sentia assim, imaginem eu..."
   Por fim, a entrevista no Expresso online de António Lobo-Antunes, publicada hoje, em que o escritor responde: «...É mau. É mau entrar numa casa e ouvir o eco da nossa tosse. Todos os homens têm muita dificuldade em estar sozinhos... Não é? Se eu escrever muito estou ocupado.»

10 comentários:

  1. Respostas
    1. começou muito bem na segunda e terminou da melhor maneira :)
      bjs.

      Eliminar
  2. Gostei da forma como expões os 3 tipos de solidão, retratados de formas tão únicas e ao mesmo tempo, indissolúveis.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, João. Está um bocadinho mal-alinhavado, mas eu tinha esta ideia e escrevi-a logo.
      bjs.

      Eliminar
  3. que belo post. volta Margarida, volta depressa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada, Miguel. mas eu nunca me fui embora ;)

      tenho um post sobre o Cruzeiro Seixas para escrever. que extraordinário serão foi o da sexta, mas terei de pedir ajuda à Magda, que apontou muita coisa no seu caderninho.

      Eliminar
  4. Sabes é engraçado, também tinha pensado numa linha semelhante mas o meu título teria quatro lados em vez de três : um filme , um livro, uma tertúlia , um passeio.
    Ajudo pois, queres fotos dos meus rabiscos ? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. começa um blogue :) quero ler isso.
      eu não fui ao passeio :(
      manda e fazemos um post as duas :)

      Eliminar
  5. A resposta de ALA é arrebatadora, e sabe Deus como gosto de ler o que ele escreve.

    um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. leste algum livro recente dele? qual recomendas?
      bjs.

      Eliminar