terça-feira, 18 de julho de 2017

Martin Landau; ficção científica; Grundig

   Na minha casa, em criança, havia uma televisão Grundig vermelha. A minha avó tinha uma igual, mas verde, um verde baço cor de azeitona, enquanto a nossa era de um vermelho brilhante. A preto e branco, claro, com três botões na horizontal que deslizavam para a direita: um para o som e dois que regulavam a luminosidade e o grão da imagem. Também tinha outros botões (redondos) para os canais, mas como eram, apenas, dois, a RTP 1 e a RTP 2, a minha mãe tinha sintonizado só os dois primeiros naquelas frequências.
   Foi nesse grande aparelho - grande para aquela altura, finais dos anos 1970 até meio da década de 1980 - que eu vi séries memoráveis. O Miguel faz um tributo ao Martin Landau e eu, bem, eu cresci com o Martin Landau e com o Espaço 1999, graças às muitas reposições que a RTP apresentou. E também vi Missão Impossível, com ele e com a sua esposa Barbara, que também participa no Espaço 1999.
   Espaço 1999, Galáctica, O Caminho das Estrelas, Buck Rogers no século XXV (infelizmente, só me lembro de a RTP ter passado apenas uma vez esta série), e também os desenhos animados futuristas japoneses Conan, o Rapaz do Futuro, (entre muitos e muitos desenhos animados, felizmente fui bem entretida em criança) tudo visto numa TV Grundig, uma das melhores televisões que passaram lá por casa.
   Uma questão: a Grundig ainda existe?

8 comentários:

  1. Também sou do tempo a preto e branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a minha prima Alice punha uma película azul em frente ao TV dela :P

      Eliminar
  2. Claro que sim mas está irreconhecível com todas as plásticas. :P

    http://www.grundig.com/es-es/tv/todos-los-tv/all

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uau! mas gosto. muito espacial :)grundig... que saudades.

      Eliminar
  3. é verdade, em todos os lares havia um aparelho Grundig. depois, a partir aí de finais dos anos 80 foi a invasão Sony :)

    também vi a Galactica, mas não me lembro de nada. e, claro, a Star Treck, que tinha uma iconografia imbatível (além do Kirk, sempre fui mais Kirk do que Spock)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. galactica, com o Apolo e o Starbuck e o Adama, grande série :)

      Eliminar
    2. do Apolo lembro-me, mais por razões ficcionais do que propriamente científicas :)

      Eliminar